Após acidente, Sanesc inicia vistoria de todos os reservatórios de abastecimento em Senador Canedo

Todos os reservatórios de água em Senador Canedo estão sendo vistoriados pela companhia de água da cidade, a Sanesc. O serviço, que

Postado em: 22-07-2021 às 11h23
Por: Pedro Jordan
Imagem Ilustrando a Notícia: Após acidente, Sanesc inicia vistoria de todos os reservatórios de abastecimento em Senador Canedo
Ação foi iniciada 14 dias após incidente no Parque Industrial. Sanesc iniciou a vistoria de reservatórios para apontar condições da estrutura e prevenir possíveis problemas. Foto: Divulgação

Todos os reservatórios de água em Senador Canedo estão sendo vistoriados pela companhia de água da cidade, a Sanesc. O serviço, que foi iniciado na última quarta-feira (21/07), vai avaliar os 56 equipamentos do sistema de abastecimento, e é feito após o incidente da caixa de água do Bairro Industrial que se rompeu.

As análises das estruturas e condições de uso começaram na Estação de Tratamento Lúcio Rosa. No local, existem cinco reservatórios apoiados e um elevado, às margens da Avenida Dom Emanuel.

Durante a manhã, o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo esteve no local acompanhado do presidente da Sanesc, Cainã Teodoro. O prefeito disse que avaliações diárias fazem parte da rotina da agência. “Todos os dias as equipes volantes analisam visualmente os reservatórios. Eles verificam os níveis de água e qualquer problema é informado à equipe de engenharia. Agora contratamos uma empresa para verificar a fundo as condições de operação desses reservatórios”, conta.

Continua após a publicidade

De acordo com o prefeito, a previsão para que a empresa contratada entregue o laudo é de seis meses. “Pelo número de reservatórios, a empresa criou um cronograma e estipulou o prazo de até seis meses para finalizar todas as constatações”, ressalta o prefeito. Ele também explica que, se necessário, a agência vai substituir estruturas para garantir a segurança da população. “Todas as necessidades apontadas serão resolvidas. Essas vistorias servem para prevenir e fazermos reparos ou trocas necessárias antes de qualquer problema”, explica Pellozo.

A empresa contratada pela Sanesc é especialista em avaliação de reservatórios metálicos. Será realizada uma análise criteriosa nas soldas, pintura e topografia, observando o nivelamento e fundação das estruturas. O presidente da Sanesc, Cainã Teodoro, explica que para os apontamentos, equipamentos modernos estão sendo utilizados. “Essa vistoria é muito minuciosa, utilizando até mesmo um ultrassom que pode prever fissuras e vazamentos nas soldas. Além disso, também estão sendo utilizados aparelhos para verificar a espessura de chapas”, completa Cainã.

Veja Também