Médicos de Goiânia terão ponto eletrônico

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, na manhã desta quarta-feira (10), projeto de lei que dispõe sobre a implantação de ponto eletrônico para os médicos

Postado em: 11-05-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Médicos de Goiânia terão ponto eletrônico
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou, na manhã desta quarta-feira (10), projeto de lei que dispõe sobre a implantação de ponto eletrônico para os médicos

RHUDY CRYSTHIAN

Para tentar minimizar a ausência de médicos nos postos de atendimento à saúde pública em Goiânia, vereadores da capital propuseram mudança no controle de frequência dos médicos. A medida já era discutida na Casa desde o início da crise na saúde há pouco mais de um mês. Ontem (10), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou projeto de lei que dispõe sobre a implantação de ponto eletrônico para os médicos.

A matéria segue agora para o plenário e, caso aprovada, as folhas de presença, que controlam horários e entrada e de saída, atualmente, darão lugar a máquinas que fazem a identificação do funcionário via crachá ou leitura biométrica.

Continua após a publicidade

De autoria dos vereadores Tatiana Lemos (PC do B) e Zander Fábio (PEN), a proposta surgiu após impasse entre a prefeitura e profissionais da área, que discordavam dos novos contratos de trabalho e pagamento de plantões apresentados. O relatório do vereador Wellington Peixoto (PMDB) foi pela aprovação.“Quando conheci a secretária, falei sobre a possibilidade de médico bater ponto. Contei a ela que eu já havia tentado com outros secretários implantar o projeto, mas todos me diziam que era impossível, que médicos não aceitam. E ela me respondeu: ‘não é não. Eu aceito’”, contou Tatiana Lemos.

O gerenciamento do sistema deverá ser feito em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a empresa responsável pela implantação do ponto. A matéria prevê, ainda, o pagamento separado do salário fixo e dos plantões.

Reconhecimento facial

A proposta dos vereadores já chega defasada. Isso porque a prefeitura já testa o reconhecimento por imagem facial. A Secretaria Municipal de Saúde começou a testar, mês passado, o ponto eletrônico por meio do reconhecimento facial, em Goiânia. O objetivo da ferramenta, segundo o órgão, é controlar a frequência de médicos e funcionários das unidades de saúde da capital e, por meio do uso da tecnologia, deixar o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) informado sobre a situação das unidades.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico da capital, Macxwell Novais Ferreira, responsável pela implantação, o sistema de registro do ponto dos funcionários vai informar, em tempo real, quais médicos estão presentes nas unidades. Segundo ele, os servidores vão receber os comprovantes do ponto instantaneamente por email.

“A pessoa se apresenta diante da câmera, com a facial dela. Através dali ela registra o ponto de entrada e o ponto de saída. Nós iremos notificar, também na recepção, quem está ali, os médicos que estão presentes, as enfermeiras que estão presentes”, explicou o secretário.

A primeira unidade de saúde de Goiânia a receber o novo sistema é o Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) do Setor Novo Horizonte, na região sudoeste da capital. Conforme afirmou Macxwell Novais, a ferramenta será testada até o próximo dia 17, antes de ser instalada em outras unidades de saúde da capital.

Ele afirma que o ponto eletrônico por reconhecimento facial vai facilitar o trabalho dos gestores. “Através dali, os seus supervisores, por meio dos diretores dos Cais, a secretária de Saúde, todos ficarão sabendo quantos médicos estão presentes agora em cada Cais ou unidade de saúde de Goiânia”, concluiu.

 

Veja Também