Deputado denuncia multinacional Kraft Heinz por crime ambiental, em Nerópolis

Amauri Ribeiro afirmou que a empresa deposita no local resíduos de esgoto, causando mortalidade de peixes no córrego

Postado em: 15-09-2021 às 17h29
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Deputado denuncia multinacional Kraft Heinz por crime ambiental, em Nerópolis
Amauri Ribeiro afirmou que a empresa deposita no local resíduos de esgoto, causando mortalidade de peixes no córrego | Foto: Divulgação

O deputado Amauri Ribeiro (Patriota) usou a tribuna da sessão híbrida da Assembleia Legislativa para exibir um vídeo de denúncia de poluição no Córrego Capivara, em Nerópolis, na última terça-feira (14/09). O parlamentar esteve, no último dia 10, no ponto córrego onde uma tubulação da empresa Kraft Heinz despeja dejetos diretamente no manancial, deixando a água com uma camada densa.

De acordo com o patriota, a empresa multinacional de Ketchup e outros condimentos, deposita no local resíduos de esgoto referente a uma profundidade de 10 metros a décadas. Para ele, se trata de um crime ambiental recorrente que causa a mortalidade de peixes frequentemente. “Me disseram que isso acontece há mais de uma década. Esse córrego deságua no Rio Meia Ponte, então nós bebemos essa água”, alegou.

Além disso, ressaltou que as entidades responsáveis não fizeram nada a respeito. “Se está lá há mais de uma década e nem a Secretaria do Meio Ambiente do município não fez nada, nem a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), nem a Secretaria do Meio Ambiente (Semad)”.

Continua após a publicidade

Amauri salientou ter entrado em contato com o delegado da Dema, Luziano de Carvalho, que afirmou que foi instaurado o inquérito, além da solicitação de relatório junto à Semad. O parlamentar disse ainda que o delegado alegou ter sido realizada perícia e o processo aguarda laudo para remeter o caso ao Poder Judiciário.

Entretanto, o parlamentar, integrante da Comissão de Meio Ambiente no Legislativo, cobra para que providências sejam tomadas. “Já foram indiciados no passado e providência nenhuma foi tomada. Essa empresa deveria estar respondendo, pagando multa por isso”, destacou.

Segundo o Deputado, a empresa multinacional tem a obrigação de produzir sem destruir o meio ambiente, buscando sustentabilidade. “A empresa Kraft Heinz já entrou em contato comigo buscando uma reunião e eu estarei nessa reunião e quero levar a Secretaria e a Delegacia de Meio Ambiente e quero que a Comissão de Meio Ambiente dessa Casa também participe dessa reunião. Queremos providências imediatas”, salientou.

Veja Também