Adolescentes de 16 anos em Aparecida podem se cadastrar para “xepa” da vacinação; saiba como

Os interessados devem procurar uma das seis UBS´s ou a Central de Imunização do município para deixar seu nome na lista.

Postado em: 16-09-2021 às 08h06
Por: Ícaro Gonçalves
Os interessados devem procurar uma das seis UBS´s ou a Central de Imunização do município para deixar seu nome na lista | Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Aparecida vai disponibilizar lista de espera para jovens de 16 anos interessados na “xepa” da vacinação contra Covid-19. O objetivo, segundo a secretaria, é otimizar a aplicação da vacina em adolescentes e evitar desperdícios. Atualmente, o município está aplicando a primeira dose em pessoas com 17 anos ou mais.

Os interessados devem procurar as UBS´s Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou a Central de Imunização para deixar seu nome na lista.

Ao fim do dia, caso algum desses postos tenha frascos de vacinas já abertos e com doses disponíveis, a equipe da unidade de saúde entrará em contato com os nomes da lista de espera avisando sobre a possibilidade de vacinação, que deve ser imediata.

Continua após a publicidade

A estratégia deve permanecer até o final da imunização dos adolescentes. “Já fizemos essa lista de espera em outras fases da Campanha, sempre respeitando os grupos prioritários, e deu certo. Com os jovens vamos repetir o formato”, afirma a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Vacinação nesta quinta-feira (16)

Nesta quinta, todos os postos fixos de vacinação em Aparecida funcionam normalmente. Qualquer morador com mais de 17 anos, acompanhado de um responsável, pode procurar, sem necessidade de agendamento, o drive-thru da Cidade Administrativa, das 8 às 18 horas.

Quem preferir receber o imunizante nas UBS’s dos setores Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br).

Adolescentes de 12 a 17 anos que se enquadrem nos seguintes grupos: gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente e jovens que estejam em cumprimento de medida socioeducativa, também estão sendo imunizados. As grávidas e as adolescentes em pós-parto (até 45 dias), bem como as pessoas com deficiência precisam comprovar a situação.

Dose de reforço dos 70+

A aplicação da dose reforço (Terceira dose) para a população em geral, acima de 70 anos, segue em todos os nove postos que já aplicam a segunda dose: drive-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, UBS´s dos setores Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e Central de Imunização.

Para esse grupo receber a terceira dose do imunizante será necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente da vacina aplicada. Os acamados não precisam entrar em contato novamente com a Central de Imunização para agendar a aplicação do reforço. A SMS fará esse controle.

Dose de reforço dos imunossuprimidos

As pessoas com alto grau de imunossupressão também devem receber a terceira dose nos nove postos citados acima. Nesses casos, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico, também independentemente da vacina aplicada.

Veja Também