Ventos e redemoinhos dificultam combate a incêndio na Chapada

Incêndio dura desde o último domingo (12) e tem mais de 150 profissionais atuando na operação

Postado em: 17-09-2021 às 07h50
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Ventos e redemoinhos dificultam combate a incêndio na Chapada
Incêndio dura desde o último domingo (12) e tem mais de 150 profissionais atuando na operação | Foto: Reprodução

Fortes redemoinhos de ventos, com fumaça e poeira, têm dificultado o combate ao incêndio que atinge a Chapada dos Veadeiros desde o último domingo (12), na Região do Vale do São do Miguel. Mais de 150 profissionais atuam na operação, sendo 65 militares do Corpo de Bombeiros (CBM-GO). Segundo o CBM, há uma linha de fogo de mais oito quilômetros que avança pela região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O combate ao incêndio é feito por meio de sopradores, abafadores e bombas costais. O grupo atua na região da Serra do Segredo e entre o Vale da Lua e o Parque Estadual Águas do Paraíso. No mesmo dia que começou o incêndio, um brigadista voluntário ficou ferido após cair no fogo enquanto ajudava no combate ao incêndio. Ele escorregou de uma ribanceira e caiu dentro do fogo, foi atendido em um hospital e liberado em seguida para seguir tratamento em casa.

De acordo com os bombeiros, a suspeita é de que o incêndio tenha começado na trilha que dá acesso ao Vale da Lua. “Não há como precisar se foi um incendiário, se foi propositalmente colocado ou se foi acidental. O que a gente sabe é que foi ação humana”, ressaltou o coordenador da força-tarefa, capitão do CBMGO, Luiz Antônio Dias. Segundo a Lei Federal 9.605/98, provocar incêndio em mata ou floresta é crime e pode resultar em pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa.

Continua após a publicidade

Campanha

Com mais de cinco dias de incêndio, uma campanha foi criada para arrecadar doações e ajudar voluntários que estão na linha de frente. Até a última atualização, o fogo havia destruído mais de 10 mil hectares de vegetação na região, o que equivale a 10 mil campos de futebol.

A campanha é organizada pela “Rede Contra Fogo”. Foi criada uma vaquinha virtual para conseguir dinheiro e comprar água, isotônicos e comida. Os alimentos também podem ser entregues em pontos de coleta espalhados pela cidade de Alto Paraíso. De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, ontem, o combate às chamas se concentram na região do Vale do São Miguel, onde 35 militares usam sopradores e abafadores para tentar controlar o fogo que se espalha rapidamente.

“Estamos combatendo as chamas com a missão de salvaguardar as fazendas que têm naquela região, o patrimônio e a integridade física dos moradores e dos rebanhos criados por eles”, afirmou. No último ano, o incêndio florestal no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso, consumiu cerca 16 mil hectares. A área atingida do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros até o momento equivale a 6,6% da área pertencente à unidade de conservação. Já na Área de Preservação Ambiental de Pouso Alto foram atingidos cerca de 46 mil hectares.

Educação ambiental

Localizado dentro da região da Chapada dos Veadeiros, considerada Patrimônio Mundial pela pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Parque possui 240 mil hectares. Estão em regiões próximas ou dentro da Chapada dos Veadeiros três aquíferos: o Guarani, o Urucuia e o Bambuí. Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e os banhos de cachoeira são as principais atividades, nas imensas paisagens da Chapada, em uma viagem pelo Cerrado brasileiro nas antigas rotas usadas por garimpeiros, utilizadas pelos visitantes. (Especial para O Hoje)

Veja Também