Casal homoafetivo goiano consegue feito inédito: incluir no plano ‘doadora’ de barriga

Um casal homoafetivo de Goiânia conseguiu incluir a doadora de barriga solidária no plano de saúde familiar. Assim, a mulher que gerou

Postado em: 10-10-2021 às 11h15
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Casal homoafetivo goiano consegue feito inédito: incluir no plano ‘doadora’ de barriga
Durante e depois da gestação, a mulher realizou todo o acompanhamento pelo plano de saúde da família. Entenda | Foto: rede social

Um casal homoafetivo de Goiânia conseguiu incluir a doadora de barriga solidária no plano de saúde familiar. Assim, a mulher que gerou os gêmeos pôde fazer o pré-natal, consultas e todos os exames por meio do convênio médico.

Juntos há 7 anos, o jornalista Johny Cândido, de 34 anos, e o esposo Pedro Ernesto, 36, chef de cozinha, sempre tinham o sonho de serem pais. Até conseguir que doasse a barriga para gerar o bebê deles. A gestação de gêmeos, que nasceram em 19 de junho, foi uma surpresa para o casal.  

Eles relembram que foram mais de dois anos de planejamento para preparar tudo, passando pela fertilização até a descoberta de que teriam gêmeos. Acerca da inclusão da doadora no plano de saúde, o casal chegou a receber orientação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-GO) e, a partir daí, decidiram fazer a solicitação ao Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo), que em março deste emitiu parecer favorável.

Continua após a publicidade

“Gael e Mariana chegaram fazendo revolução e que essa seja a 1ª de muitas. Agora a genitora (útero de substituição) pode ser incluída no plano de saúde do casal, seja ele hétero ou homoafetivo. E ela poderá para realizar o pré-natal, parto e pós parto”, escreveu Johny, em uma rede social.

Veja Também