Linhas de ônibus serão criadas para teste da meia tarifa no transporte público de Goiânia

Trechos de até 5km poderão ter tarifas pela metade do preço

Postado em: 03-01-2022 às 07h10
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Linhas de ônibus serão criadas para teste da meia tarifa no transporte público de Goiânia
Trechos de até 5km poderão ter tarifas pela metade do preço | Foto: Reprodução

A cobrança de meia tarifa no transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia deve começar a funcionar neste ano. Novas linhas devem ser criadas para possibilitar ao passageiro o pagamento da metade do valor em um trajeto de até cinco quilômetros, explicou o presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu. Atualmente, o preço da passagem é R$ 4,30. 

Ele ressalta que o objetivo inicial é criar linhas próprias de curtas distâncias. “Temos muita informação sobre isso, do interesse do usuário dessas pequenas distâncias. De acordo com essas informações, [vamos] criar linhas diretas que eu possa facilitar e dar para ele o tempo e a redução das viagens”, destaca. 

Caso a medida seja implantada, a meia tarifa será disponível ao valor de R$ 2,15. De acordo com Tarcísio, entre as principais reclamações da população está o tempo de viagem no transporte público. “Há uma demanda grande de pessoas que estão no centro e que gostariam de ir para Campinas, ou de Campinas para o centro. Dos bairros mais próximos do centro da cidade. Dentro de Aparecida, dentro de Senador Canedo. Linhas que circulam da cidade e de curta distância facilitam muito o deslocamento das pessoas para esse pequeno trecho”, explica. 

Continua após a publicidade

Ele aponta ser fundamental a criação de um sistema flexível e que atenda os usuários do transporte em viagens à longa e curta distância. “Temos visto hoje a questão da inflação, do custo do combustível e dos aplicativos que tem tirado hoje esse usuário. A gente volta com esse usuário que utiliza o transporte. E um apelo desse usuário é a curta distância e pagar por essa pequena distância e isso permite que eu faço criando essa tarifa”, destaca.

Fluxo de passageiros recua 

A RMTC registrou recuo no fluxo de passageiros na última quarta-feira (29). A rede contabilizou 267.280 validações, uma queda de quase 50% em comparação ao início da pandemia. No dia 9 de março de 2020, antes da pandemia de Covid-19, a RMTC possuía uma demanda de 521.963 usuários.

Seguindo a mesma base comparativa, antes da pandemia, o Sistema Integrado Metropolitano Anhanguera (SIMA) tinha uma demanda de 180.076 validações no dia 09 de março de 2020. Na quarta-feira, a queda nas validações no sistema foi de 47,9%, o que equivale a 86.238 validações a menos.  Em Goiânia, onde houve 217.211 validações no transporte público antes da pandemia, na quarta-feira foram registrados 106.130 usuários, um volume 51,1% menor de validações – o que equivale a menos 111.081 validações.

Veja Também