Com a ômicron e outras gripes, internações devem voltar a subir após as festas de final de ano

Os casos confirmados da nova variante no Estado já são 38

Postado em: 05-01-2022 às 08h47
Por: Maiara Dal Bosco
Imagem Ilustrando a Notícia: Com a ômicron e outras gripes, internações devem voltar a subir após as festas de final de ano
Os casos confirmados da nova variante no Estado já são 38 | Foto: Reprodução

Com as festas de fim de ano e o surgimento da variante Ômicron, o número de casos registrados de Covid-19 nos últimos sete dias praticamente dobrou com relação ao registrado na semana anterior. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS) o total de pessoas que pegaram Covid-19 desde o início da pandemia no Brasil alcançou, nesta semana, o total de 22.305.078. Agora, com a rápida propagação da nova variante, especialistas acreditam que o número de internações em decorrência da doença deve voltar a aumentar. Somente em Goiás, até a última atualização divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), os casos confirmados da nova variante no Estado já são 38, sendo 22 somente em Aparecida de Goiânia.

A partir desse cenário, a pasta já considera a transmissão comunitária da nova variante em alguns municípios – ocorrência de casos sem vínculo a um paciente confirmado, em área definida, não sendo possível rastrear qual a origem da infecção. Considerando a atual situação epidemiológica de transmissão comunitária da Covid-19 em Goiás, independentemente das variantes circulantes, a SES-GO reforçou a necessidade da manutenção dos protocolos sanitários. “As medidas não farmacológicas, como uso correto de máscara, distanciamento físico, etiqueta respiratória, correta higienização das mãos e, principalmente, a vacinação completa com dose de reforço”, enumera a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim.

Ômicron

Continua após a publicidade

Segundo o MS, a variante Ômicron foi responsável pela maior parte dos 10,1 milhões de casos contabilizados entre os dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, contra 5,25 milhões na semana anterior entre os dias 19 e 25 de dezembro. Segundo o último boletim e divulgado pelo MS, referente à semana epidemiológica 51 – entre 19 e 25 de dezembro de 2021, no decorrer das semanas epidemiológicas do ano de 2020 até a SE 51 de 2021, os casos e óbitos novos relacionados à Covid-19 se mostraram heterogêneos entre as diferentes regiões do País. O número de casos novos de Covid-19 foi de 2.989 no Centro-Oeste, sendo que o número de óbitos novos registrados no Centro-Oeste foi de 84.

O cálculo das taxas considera o número de habitantes para cada local, retirando assim, o efeito do tamanho da população na comparação entre as regiões. Na SE 51, o Centro-Oeste teve a segunda maior taxa de incidência da doença no País, alcançando 18,1 casos/100 mil hab, índice superior ao registrado no Brasil, que foi de 10,5 casos/100 mil hab. na SE 51. Em relação à taxa de mortalidade, o Centro-Oeste foi a região com maior valor de taxa na respectiva semana, com 0,5 óbito/100 mil hab.). No Brasil, a taxa de mortalidade na respectiva semana foi de 0,3 óbito por 100 mil habitantes.

Ao observar o Centro-Oeste na SE 51, Mato Grosso apresentou a maior taxa de incidência (23,1 casos/100 mil hab.) e a maior taxa de mortalidade foi registrada em Goiás (0,7 óbito/100 mil hab.). Dentre as cinco unidades da federação com maiores números de casos novos registrados na SE 51, Pará, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás registraram os maiores números absolutos. Em relação ao número total de óbitos novos na SE 51, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás foram os que apresentaram os maiores valores registrados. Já com relação à taxa de mortalidade, na SE 51, Goiás foi o quarto Estado com maior incidência, com 0,7 óbitos a cada 100 mil habitantes.

Veja Também