Carnaval: municípios goianos decretam novas medidas e limitam ocupação do comércio

Devido a proximidade do carnaval, e considerando o aumento no número de casos da Covid e Influenza, algumas cidades querem garantir segurança da população

Postado em: 12-01-2022 às 11h34
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Carnaval: municípios goianos decretam novas medidas e limitam ocupação do comércio
Devido a proximidade do carnaval, e considerando o aumento no número de casos da Covid e Influenza, algumas cidades querem garantir segurança da população | Foto: Internet

Com o avanço dos casos de Covid-19, prefeituras de alguns municípios do estado estão cancelando os eventos públicos de Carnaval. Associação Goiana dos Municípios (AGM) fez uma pesquisa com os prefeitos de alguns locais turísticos do estado e descobriu que a maioria já decidiu por não promover eventos com dinheiro público este ano.

Foram pesquisadas prefeituras de cidades como Caldas Novas, Aruanã, Porangatu, Cidade de Goiás, Pirenópolis, Jaraguá e Minaçu. Todas elas são destinos que atraem milhares de turistas e foliões todos os anos, durante o Carnaval.

Decreto Jaraguá

Continua após a publicidade

A prefeitura de Jaraguá, município no interior do Goiás, publicou um novo decreto na última terça-feira (11/1), no qual suspende todas as festividades ao carnaval na cidade. Além disso, o documento limita a capacidade de lotação máxima de 50% em estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, academias e outros.

De acordo com a prefeitura, as novas medidas são motivadas pelo aumento de casos de Covid-19 e síndromes gripais na cidade. “A pandemia ainda não acabou é momento de conscientização e responsabilidade. É necessário que todos continuem seguindo os protocolos de segurança”, declarou o Executivo.

Em Jaraguá locais como academias, clubes recreativos, bares, lanchonetes e demais estabelecimentos comerciais só poderão funcionar com 50% da capacidade lotação. A regra também se aplica a eventos sociais, como aniversários e casamentos, e templos religiosos.

Decreto Caldas Novas

Em Caldas Novas, segundo a AGM, a prefeitura decidiu por não realizar evento público, afirmou o secretário de Turismo da cidade, Daniel Ribas. O casos de Covid, no entanto, aumentaram significativamente em Caldas Novas e acendeu o alerta das autoridades sanitárias. A prefeitura, conforme a AGM, aguarda mais orientações do Comitê de Enfrentamento à Pandemia.

Não houve publicação de nenhum decreto sobre redução ou paralisação do comércio.

Decreto Senador Canedo

Na última segunda-feira (10), a Prefeitura de Senador Canedo também divulgou um decreto em que limita a 50% a ocupação em estabelecimentos comerciais e eventos. Conforme adiantado pelo Mais Goiás, o documento também vem após o aumento de casos de Covid-19 na região.

Decreto Pirenópolis

Em Pirenópolis, roteiro cativo do público do Distrito Federal, o prefeito Nivaldo Melo (PP) informou à AGM que já “bateu o martelo” e que a prefeitura não promoverá festas, durante o feriado de Carnaval. Em relação aos eventos privados, a informação repassada por ele à Associação é de que a decisão só será tomada na próxima semana, após uma reunião com o Comitê Municipal de Saúde, responsável pelas questões relacionadas à Covid.

Decreto Cidade de Goiás

Na antiga capital do estado, que também é destino de turistas no período carnavalesco, a prefeitura recomenda a não realização de eventos, mas a permissão para bailes privados, segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Borges Santana, segue, desde que cumpridas todas as normas já definidas.

Entre as regras estipuladas, até o momento, estão as estratégias de distanciamento, público limitado e, agora, exigência de passaporte da vacina.

Decreto Minaçu

Em Minaçu, o prefeito Carlos Alberto Leréia informou à AGM que também não promoverá eventos públicos. “Não podemos correr riscos, já que especialistas alertam quanto a possibilidade de um aumento de contaminação pela nova variante da Covid, inclusive, podendo gerar novas variantes. Temos que nos precaver”, disse ele.

Outras cidades

A AGM não divulgou se consultou outras cidades turísticas do estado como Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Rio Quente, além de Uruaçu, que normalmente recebe muitos visitantes no Carnaval.

Veja Também