Jardim Botânico comemora 44 anos com entrega de trilha ecológica e pomar nativo do Cerrado

Postado em: 26-01-2022 às 19h16
Por: Redação
Durante todo o dia, serão disponibilizados brinquedos infláveis para as crianças, exposições de fotografias e apresentação da Orquestra Sinfônica | Foto: divulgação

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) preparou uma comemoração nesta sexta-feira (28/1) para os 44 anos do Jardim Botânico, maior unidade de conservação da capital. Ao longo de todo o dia, o parque sedia programação especial de aniversário que tem início às 7h, com destaque para a entrega de trilha ecológica e pomar com frutas do Cerrado.

As atividades começam com café da manhã seguido da catação de resíduos e gravimetria, método de separação e pesagem. O mutirão de limpeza é conduzido pela equipe de educação ambiental com objetivo de reforçar a importância da conscientização e preservação ambiental.

Entre 9h30 e 12h30, haverá o plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado com a participação especial de alunos do ensino público de Goiânia e dos Anjos da Guarda, projeto da Guarda Civil Municipal.

A tarde será marcada por duas importantes entregas para preservação da fauna e flora locais, bem como atividades ecológicas. Primeiro, o Pomar de Frutíferas do Cerrado que servirá de alimentação para animais que vivem no parque, além do acervo de pesquisa e análise das árvores nativas do bioma.

Também, a Trilha Ecológica Caminho do Jequitibá, com 800 metros de extensão, convidando para a caminhada inaugural de reconhecimento, de forma a apreciar as nascentes que abastecem o Córrego Botafogo, além da diversidade da flora e fauna.

O dia de atividades será encerrado com chá da tarde especial, produzido com ervas medicinais cultivadas no Jardim Botânico, soltura de pássaros, momento solene e apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

Lembrando que, durante todo o dia, serão disponibilizados brinquedos infláveis para as crianças, exposições de fotografias, animais taxidermizados, materiais usados no manejo e contenção da fauna, proporcionando a oportunidade de conhecer a biodiversidade.

“Para além de uma programação pensada em toda a família, é importante ressaltar que durante todo o mês, diversas ações de revitalização foram realizadas, como pinturas, reforma do deck, construção do guarda-corpo ao redor do lago e plantação de mudas ornamentais”, reforça Luan Alves, presidente da Amma.

A realização do evento conta com o apoio e participação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Infraestrutura Urbana, Comurg, UFG e Guarda Civil Municipal, respeitando todos os protocolos de biossegurança exigidos pelo enfrentamento à pandemia.

Confira a programação completa:

7h – Café da manhã
8h – 9h30 – Mutirão de limpeza
9h30 -12h – Plantio de mudas nativas
15h30 – Entrega do Pomar de Frutíferas
16h – Inauguração da Trilha Ecológica Caminho do Jequitibá

  • Chá da tarde
  • Soltura dos pássaros

17h – Apresentação da Orquestra Sinfônica

Compartilhe: