Móveis e eletrônicos estão expostos ao sol e chuva na Câmara de Goiânia há 7 meses

Bioarquiteto denuncia suposto descaso com material que poderia ter sido doado a cooperativas de catadores. Legislativo respondeu que são itens considerados inservíveis

Postado em: 22-03-2022 às 18h28
Por: Augusto Diniz
Imagem Ilustrando a Notícia: Móveis e eletrônicos estão expostos ao sol e chuva na Câmara de Goiânia há 7 meses
Bioarquiteto denuncia suposto descaso com material que poderia ter sido doado a cooperativas de catadores. Legislativo respondeu que são itens considerados inservíveis | Foto: Reprodução/Instagram

Em agosto de 2021, o bioarquiteto e urbanista Filemon Tiago disse que esteve na Câmara de Goiânia e avistou móveis, como cadeiras, mesas e armários, e aparelhos eletrônicos, entre eles televisores, em um canto na área externa do prédio do Legislativo municipal. Sete meses depois, o embaixador do Lixo Zero Goiás voltou à Casa na terça-feira da semana passada (15/3) e avistou os mesmo objetos expostos ao sol e à chuva, a maior parte composta por material agora estragado.

A situação dos móveis e eletrônicos foi registrada em um vídeo publicado no perfil de Filemon no Instagram. “Estive lá em agosto de 2021 em uma audiência pública sobre Cidades Lixo Zero e este material estava lá. Voltei agora para [participar da] Comissão do Meio Ambiente, na terça feira, e tudo estragado. Fomos falar sobre cooperativas de catadores que precisam disso todos os dias. Chegamos lá e vimos esse material todo estragado”, descreve o bioarquiteto.

Filemon relata que armários de ferro, aparelhos de TV, cadeiras estofadas, portas e outros móveis já estavam sem condições de uso. “No mínimo esse material poderia ser utilizado em outro local. Agora é impossível. […] Vai molhando, né?” Quando, em 2021, viu os itens em área aberta da Câmara de Goiânia, o bioarquiteto pensou que se tratava de algo provisório. “Mas me enganei. Agora virou lixo e sucata”, lamenta.

Continua após a publicidade

Reposta da Câmara de Goiânia

De acordo com a Câmara Municipal, os itens que aparecem no vídeo são considerados inservíveis. “Já foram consertados e/ou depenados e não podem mais ser aproveitados ou reutilizados”, responde o Legislativo da capital por meio de nota.

Segundo a Casa, “qualquer item adquirido pela Câmara Municipal de Goiânia deve ser entregue à prefeitura após o fim do seu ciclo de uso”, como determina a legislação da capital. “Isso porque o Legislativo recebe recursos do duodécimo, ou seja, tem participação na refeita municipal”, informou ao jornal O Hoje por meio de nota.

Leia a íntegra da nota da Câmara de Goiânia enviada ao jornal O Hoje:

“Os itens mostrados no vídeo são considerados inservíveis. Já foram consertados e/ou depenados e não podem mais ser aproveitados ou reutilizados.

Conforme estabelece a legislação municipal, qualquer item adquirido pela Câmara Municipal de Goiânia, deve ser entregue à Prefeitura após o fim do seu ciclo de uso – isso porque o Legislativo recebe recursos do duodécimo, ou seja, tem participação na receita municipal.

Os itens inservíveis mostrados no vídeo estão devidamente identificados com suas placas de tombamento e listados para devolução para a Prefeitura. A Secretaria de Administração já foi noticiada a receber os itens e a Câmara de Goiânia aguarda autorização para remetê-los para o local determinado.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Goiânia”.

Veja Também