Evento irá debater depressão, pânico e Burnout em meio a professores da rede estadual de educação

A palestra será voltada especialmente aos profissionais de educação da Seduc-GO, com objetivo de debater as desordens emocionais mais frequentes na sociedade.

Postado em: 06-06-2022 às 17h26
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Evento irá debater depressão, pânico e Burnout em meio a professores da rede estadual de educação
A palestra será voltada especialmente aos profissionais de educação da Seduc-GO, com objetivo de debater as desordens emocionais mais frequentes na sociedade | Foto: Reprodução/Pexels

Uma recente pesquisa divulgada pela Associação Nova Escola apontou que cerca de 70% dos professores tiveram a saúde mental afetada durante a pandemia e precisaram buscar algum tipo de apoio. Os dados ajudam a levantar discussões cada vez mais importantes, como ansiedade, depressão e burnout, especialmente em meio a profissionais da educação e estudantes.

Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Wagner Gattaz | Foto: Divulgação

Neste sentido, a Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc-GO), em parceria com o Instituto Ânima, promove no dia 7 de junho uma palestra gratuita e aberta ao público com o tema: Depressão, Pânico e Burnout: O que é isto?, apresentada pelo Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Wagner Gattaz. O evento será online pelo canal CEPFOR Goiás no YouTube, a partir das 9h.

A palestra será voltada especialmente aos profissionais de educação da Seduc-GO, com objetivo de debater as desordens emocionais mais frequentes na sociedade. Também serão abordados os efeitos da Covid-19 na saúde mental. A palestra é a primeira de um ciclo de 5 apresentações sobre saúde mental e emocional. A live ficará gravada e poderá ser assistida posteriormente no canal CEPFOR Goiás. 

Continua após a publicidade

Segundo o Prof. Wagner Gattaz,o evento será importante para auxiliar os profissionais a identificarem problemas acarretados ao longo dos anos com doenças ligadas ao psicológico e a mente. “Esses profissionais estão mais sujeitos a doenças pelas características da profissão. É importante discutir com esse público e tentar reduzir o estigma para motivar as pessoas a procurarem ajuda. Um educador com depressão ou burnout tem também uma diminuição da energia mental, dificuldade de concentração e memória, desânimo e irritabilidade. Todos esses fatores influenciam diretamente na qualidade didática”, esclarece Gattaz.

Os efeitos da Covid-19 na saúde mental

Gattaz explica que a sociedade como um todo tem procurado informações de como o isolamento social e o trabalho home office estão refletindo no dia a dia de pessoas de diferentes países, classe social e gênero. “Quais são as forças que mantém a saúde mental no ambiente de trabalho? Conhecer a relevância da saúde mental é o requisito básico para implantar estratégias científicas modernas de tratamento e prevenção.  Por isso é tão necessário motivar essa discussão. Já é tempo de olharmos para nossas angústias íntimas e buscar acesso a tratamento”, afirma o especialista.

Veja Também