Santa Casa de Goiânia suspende cirurgias de marca-passo

O motivo é que desde 1° de junho houve uma redução da verba que é repassada pelo Ministério da Saúde, dificultando a compra dos equipamentos

Postado em: 17-06-2022 às 18h55
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: Santa Casa de Goiânia suspende cirurgias de marca-passo
O motivo é que desde 1° de junho houve uma redução da verba que é repassada pelo Ministério da Saúde, dificultando a compra dos equipamentos | Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (17/6) a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia suspendeu cirurgias de marca-passo e outros procedimentos cardíacos. O motivo é que desde 1° de junho houve uma redução da verba que o Ministério da Saúde repassa para cirurgias do hospital. De acordo com o superintendente Técnico do Hospital, Cláudio Tavares, a portaria do ministério reduziu os valores dispensados para produtos cardiovasculares vitais, como marca-passos. Para este tipo de equipamento, o valor foi reduzido em até 64%.

“Em um tipo de marca-passo, essa alteração foi em torno de 64%. Já no outro tipo, foi de 46%. Com essa redução, o fornecedor alegou inviabilidade de entrega do material. Em relação às cirurgias de marca-passo, infelizmente, estão suspensas devido a essa redução”, disse Cláudio Tavares.

O superintendente também explicou que esses equipamentos são difíceis de serem localizados porque, em geral, os fabricantes são multinacionais. “São poucos fornecedores a nível nacional. Geralmente, são indústrias multinacionais e, nesse momento, o que temos de informação é que há uma negociação a nível federal”, explicou.

Continua após a publicidade

De acordo com o hospital até o momento não foram identificados no mercado outros fornecedores que atendam a nova tabela do Ministério da Saúde. “Infelizmente, a gente fica esperando alguma solução a nível federal”, concluiu. Ao Mais Goiás, a Santa Casa não respondeu qual o número de pacientes na espera. Devido a isso não há previsões do retorno dessas cirurgias no hospital de Goiânia.

Veja Também