Diálogo com a família é o primeiro passo para doação de órgãos

Goiás é o 10º que mais realiza transplantes entre os estados brasileiros

Postado em: 27-09-2022 às 07h50
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Diálogo com a família é o primeiro passo para doação de órgãos
Goiás é o 10º que mais realiza transplantes entre os estados brasileiros | Foto:

Em alusão a campanha Setembro Verde, a Central Estadual de Transplantes realizou neste final de semana ações de conscientização sobre a importância de que as famílias conversem sobre o tema. Em shoppings de Goiânia, equipes distribuíram material informativo e tiraram dúvidas do público.

Leia também: Goiás tem 1,5 mil pacientes na fila da espera por doações de órgãos

A coordenadora da ação, Sandra Amorim, destaca que a família é a responsável por conceder autorização para a doação no momento da perda de um ente querido. Ela conta que o testemunho de uma mãe inspirou a ação.

Continua após a publicidade

“Essa mãe nos contou que seu filho de 19 anos, que enfrentava problemas de saúde, manifestou seu desejo de ser um doador. Dias depois, ainda no mesmo mês, ele faleceu e ela decidiu honrar a vontade do jovem. Mesmo em um momento de dor, essa mãe entendeu que a doação, além de ser um ato de amor, era respeito à última vontade de seu filho”, relata. 

O caso é do jovem Haylloan Helyabe de Oliveira, que doou as duas córneas, os dois rins e o coração. Segundo a mãe dele, Luciana Maria Baltazar, o rapaz sofreu uma queda no banheiro de casa, passou 11 dias internado e veio a óbito.

“Nossa ação nos shoppings buscou sensibilizar as pessoas e reforçar a necessidade de manifestar aos familiares o desejo de ser doador de órgãos. Explicamos como funciona o processo e desmistificamos algumas informações falsas sobre a doação”, pontua Sandra.

Transplantes em Goiás

Goiás tem 36 equipes credenciadas para realização de transplantes e é o 10º estado brasileiro que mais realiza transplantes de rins no país. De janeiro a julho de 2022, foram realizados 329 transplantes de órgãos e tecidos, sendo 55 de rins, 4 de fígado, 246 de córneas, 11 de medula óssea e 13 musculoesqueléticos.

Veja Também