Quinta-feira, 28 de março de 2024

OMS pede que passageiros usem máscaras contra nova variante da covid-19

A subvariante da Ômicron, XBB.1.5, é considerada por cientistas como a mais transmissível detectada até agora

Postado em: 11-01-2023 às 08h30
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: OMS pede que passageiros usem máscaras contra nova variante da covid-19
A subvariante da Ômicron, XBB.1.5, é considerada por cientistas como a mais transmissível detectada até agora | Foto: Marcelo Camargo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou, nessa terça-feira (10), que os países devem recomendar aos passageiros a utilização de máscaras em voos de longa distância. O pedido ocorre devido à rápida contaminação da mais recente subvariante ômicron da covid-19 nos Estados Unidos (EUA).

 “Essa deve ser uma recomendação emitida para passageiros que chegam de qualquer lugar onde haja transmissão da covid-19 de forma generalizada”, disse a oficial sênior de emergência da OMS para a Europa, Catherine Smallwood.

A subvariante da Ômicron, XBB.1.5, é considerada por cientistas como a mais transmissível detectada até agora, responsável por 27,6% dos casos da doença nos Estados Unidos, na semana encerrada em 7 de janeiro. Especialistas informaram que na Europa, a subvariante foi detectada em número pequeno, porém, crescente.

Continua após a publicidade

Testagem antes do embarque

A agência ainda não recomendou testes para passageiros dos EUA nesta fase. No entanto, o representante da OMS afirma que “os países precisam examinar a base de evidências para testes antes da partida” e, se algum tipo de ação for avaliado, “as medidas de viagem devem ser implementadas de maneira não discriminatória”, disse Smallwood.

Leia também: Explosão de Covid-19 faz chineses queimarem mortos nas ruas

Veja Também