Após 51 dias, Valentina e Eloá recebem alta após separação

Apesar da alta, as gêmeas seguem com atendimento especializado

Postado em: 04-03-2023 às 07h00
Por: Anna Letícia Azevedo
Imagem Ilustrando a Notícia: Após 51 dias, Valentina e Eloá recebem alta após separação
Após 51 dias, Valentina e Eloá recebem alta após separação | Foto: Hegon Corrêa

Alegria e alívio são palavras que definem o sentimento dos pais das siamesas Valentina e Eloá Prado dos Santos na tarde desta sexta-feira (03/03), quando as irmãs receberam alta hospitalar 51 dias após a cirurgia de separação. As gêmeas eram unidas pela bacia e passaram pelo procedimento em 11 de janeiro, no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad). A unidade do Governo de Goiás é referência em média e alta complexidade. 

“É uma emoção muito grande voltar para casa. Vida nova, casa nova, tudo novo”, resumiu a mãe das crianças, Waldirene Carmelita do Prado. As gêmeas têm três anos e nasceram em Guararema (SP), mas a família mudou para Morrinhos, no interior de Goiás, meses depois para facilitar a logística de consultas e exames visando a cirurgia em Goiânia. O caso foi classificado como isquiópago, um dos mais complexos da cirurgia pediátrica, e é acompanhado pela equipe do médico especialista Zacharias Calil.

Quando fala em alívio, Waldirene lembra que as filhas passaram por uma avaliação negativa em outro hospital. “Falaram para escolhermos uma das duas. Não tem cabimento isso, falar para uma mãe ou pai para escolher. Hoje, vendo as duas com saúde, é um exemplo que tem de acreditar e ter fé”, afirmou a mãe ao agradecer a assistência recebida no Hecad. 

Continua após a publicidade

Fernando de Oliveira mencionou a força das filhas Valentina e Eloá que, após o procedimento, passaram por um longo período de recuperação com vários dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e até intubação. “Uma cirurgia de separação não é fácil. A recuperação depende delas, e hoje estão 100%”, salientou. “Tivemos toda a atenção da equipe médica. Estamos agradecidos, de coração”, continuou o pai. 

A diretora-geral do Hecad, Mônica Ribeiro Costa, atribuiu o sucesso da separação das siamesas às qualidades da equipe médica e do hospital. “Foi uma participação numerosa [de pessoas e equipamentos]. A estrutura hospitalar tem uma colaboração importante, porque dá segurança para a equipe e para a família”, refletiu. “O Hecad é um hospital do SUS, e nos deixa orgulhosos de contribuir com a pediatria goiana”, completou a diretora. 

O médico Zacharias Calil definiu a alta das irmãs como uma vitória da medicina goiana, que se firma como referência especialmente devido ao quadro delicado das crianças, que foi superado com êxito. “Se tem tecnologia e estrutura, tem de fazer a cirurgia. Tive um apoio gigante, foram oito meses de preparação. Tudo que eu pedia ficava pronto na hora. É uma coisa que o Governo de Goiás acredita e vai beneficiar outros pacientes”, reconheceu o cirurgião pediátrico ao lembrar que todo o processo envolveu mais de 200 profissionais.

Apesar da alta hospitalar, Valentina e Eloá seguem com atendimento especializado. Nas próximas semanas, retornarão ao Hecad periodicamente para refazer curativos e passar por avaliação médica. Cada vez mais distante do ambiente hospitalar, os planos da família, agora, envolvem uma “vida normal”, como comprar roupas, ter uma rotina estudantil e aqueles momentos para brincadeiras, como toda criança gosta. “Nosso sonho é colocá-las na escolinha. Faremos de tudo para estarem bem, e fortalecer as perninhas”, planejou a mãe sobre a recuperação das gêmeas.

Policial aposentado atira em bombeiro após briga de trânsito

Legenda: Um policial Civil aposentado disparou contra um bombeiro em um posto de combustível no Jardim Europa

Anna Letícia Azevedo

Um desentendimento de trânsito na manhã desta sexta-feira (3) terminou com duas pessoas baleadas. Um policial Civil aposentado disparou contra um bombeiro em um posto de combustível no Jardim Europa. O policial, que estava com o filho, também acertou o rapaz. Os dois foram encaminhados para o Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (HUGO). 

As câmeras de segurança do posto de combustível no Jardim Europa, local onde o Policial Civil agride o bombeiro, capturaram o desenrolar da discussão que iniciou no trânsito. Nas imagens é possível ver o bombeiro militar estacionando dentro do posto logo antes da aproximação da caminhonete que estava o policial e o filho dele. 

Ao chegarem, os dois descem do veículo e começam as agressões contra o bombeiro que estava de moto. Após socos e chutes enquanto o bombeiro ainda estava caído no chão, funcionários do posto tentaram impedir a agressão, mas quando os primeiros disparos são efetuados, todos se afastam. 

O bombeiro militar chega ao local já parando sua moto, enquanto o PC que está em uma caminhonete para bruscamente logo atrás. Ele e o filho descem do veículo e começam a agredir o bombeiro com socos e chutes. 

Internação e prisão

A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar, ao final do dia 02, decidiram emitir uma nota em conjunto para atualizar o quadro dos envolvidos. 

Por parte do CBMGO, elas informaram que: “O bombeiro militar foi levado consciente ao Hospital de Urgências de Goiânia, onde foi submetido a uma cirurgia. O estado de saúde dele é estável e torcemos pela sua plena recuperação”. Além disso reiteraram o “suporte necessário ao nosso militar e sua família neste momento delicado”.

Enquanto a PCGO: “Os envolvidos foram levados à Central de Flagrantes de Goiânia, onde o delegado responsável realizou o devido atendimento e deliberou, conforme seu entendimento jurídico, pela lavratura de auto de prisão em flagrante do policial civil por tentativa de homicídio”. E completou sobre o filho do policial “encontra-se hospitalizado e responderá por lesão corporal”.

As duas entidades reforçaram o compromisso com a segurança pública e o trabalho em conjunto das instituições para com a sociedade. “Este fato isolado não abala a nossa confiança e respeito mútuo, e seguimos juntos no cumprimento da missão de proteger e salvar vidas”, finalizou assim os esclarecimentos.

Veja Também