Sistema Ferroviário Estadual avança e primeira remessa de trilhos chega a Goiás

A primeira etapa da obra será entre os municípios de Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT)

Postado em: 13-03-2023 às 14h42
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Sistema Ferroviário Estadual avança e primeira remessa de trilhos chega a Goiás
A primeira etapa da obra será entre os municípios de Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT) | Foto: Divulgação/Goinfra

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, apresentou este ano o projeto de lei que regulamenta a implantação do Sistema Ferroviário Estadual (SFE). Na última quinta-feira (8), chegou a primeira remessa de trilhos que serão instalados na Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), no trecho entre os municípios de Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT).

A ideia é desburocratizar a participação da iniciativa privada na criação de linhas férreas estaduais e atrair investimentos para Goiás. Segundo a proposta, o Estado atuará como facilitador. O projeto passará por um período de discussão e coleta de sugestões para depois encaminhar sua versão final para votação na Assembleia Legislativa de Goiás.

“Vamos motivar parcerias para fazermos esses braços de áreas produtivas que precisam de um transporte modal muito mais compatível com a competitividade internacional e mesmo no Brasil”, declarou o governador.

Continua após a publicidade

Sobre o Sistema Ferroviário Estadual

A Vale S.A. é responsável pela execução da obra da Fico, que recebe investimento cruzado derivado da renovação antecipada da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). Esta primeira remessa que chegou ao estado conta com 1.800 toneladas de trilhos. Com o material, será possível começar a superestrutura de interligação da Fico com a Ferrovia Norte-Sul (FNS)

O trecho de Mara Rosa a Água Boa terá 383 quilômetros de extensão. A previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 2,7 bilhões e criados mais de 46 mil empregos, entre diretos, indiretos e com efeito renda.

Leia também: Mais de 20 caminhonetes são furtadas em locadora de Goiânia; polícia prende envolvidos

Veja Também