Obra de ampliação do sistema de abastecimento de água é entregue à Região Noroeste de Goiânia

O conjunto da obra também beneficiará os municípios de Goianira e Trindade, abrangendo cerca de 400 mil pessoas

Postado em: 17-03-2023 às 13h31
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Obra de ampliação do sistema de abastecimento de água é entregue à Região Noroeste de Goiânia
O conjunto da obra também beneficiará os municípios de Goianira e Trindade, abrangendo cerca de 400 mil pessoas | Foto: Rodrigo Melo/O Hoje

O parceria entre Governo de Goiás, a Prefeitura de Goiânia e a Saneago entregou, nesta sexta-feira (17), as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água da Região Noroeste de Goiânia. Foram concluídos os Centros de Reservação Curitiba I e II, com um volume total de 7,2 milhões de litros de água, que já estão em uso. As obras beneficiam 75 mil pessoas dos setores Bairro da Vitória, Condomínio Fortaleza, Jardim Curitiba, Jardim Liberdade e Tremendão.

Ao O Hoje, o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski afirmou que além do abastecimento da Região Noroeste de Goiânia, o conjunto da obra beneficiará os municípios de Goianira e Trindade, abrangendo cerca de 400 mil pessoas.

“Essa obra é para proporcionar o crescimento que da região e ter segurança no abastecimento, não só agora, mas para várias décadas e pela frente. Não havia a quantidade suficiente de água, por isso, com o crescimento da população, poderia limitar o uso. Os sistemas de abastecimento de Goianira e Trindade já estavam no limite. Por isso, com a implementação dessas novas adutoras (canais, encanação), vamos ofertar mais água para ter mais segurança e expansão.”, disse Soavinski.

Continua após a publicidade

As duas cidades da Região Metropolitana de Goiânia recebem água dos reservatórios Maysa e Santa Rita e fazem parte de área em processo de conurbação com Goiânia. Os trabalhos foram iniciados em fevereiro e devem ser concluídos até dezembro deste ano.

Foto: Rodrigo Melo

Leia também: Pedro Sales vai ao BNDES em busca de PPP para saneamento no Entorno Sul

Novos reservatórios

Também foram lançados novos empreendimentos para ampliar, ainda mais, a capacidade de reservação da região. O primeiro, que receberá R$ 43,5 milhões em investimentos, abrange a construção de novos reservatórios, que somam um volume total de 15 milhões de litros de água: os Centros de Reservação Paineiras, Solar Ville II e Recanto, cada um com capacidade de 5 milhões de litros; o tanque de equilíbrio metálico Floresta, com capacidade de 33 mil litros; e a conclusão de duas adutoras de água que totalizam 18,4 km.

Foto: Rodrigo Melo

Com isso, será disponibilizada uma maior quantidade de água para atender cerca de 231 mil habitantes, dos seguintes bairros e imediações: Chácara Recreio São Joaquim, Conjunto Vera Cruz, Jardim Real, Recanto das Garças, Residencial Buena Vista, Residencial Coimbra Bueno, Residencial Tempo Novo, Setor Maysa, Solar Ville, Topical Ville e Vila Mutirão.

Leia também: Vendas de imóveis crescem em Goiânia e Aparecida

Região Norte de Goiânia também será beneficiada

O segundo contrato de obras contempla não só a Região Noroeste, mas também a Região Norte de Goiânia, e se refere aos trabalhos de ampliação do Centro de Reservação Vila Cristina. Os investimentos nesta unidade são da ordem de R$ 8,1 milhões e envolvem a implantação de um reservatório de concreto com capacidade de 10 milhões de litros, beneficiando uma população de 186 mil pessoas. Os bairros atendidos são: Parque Oeste Industrial, Setor Campinas, Setor dos Funcionários, Setor Gentil Meirelles, Setor Urias Magalhães 3 e Vila Cristina. Iniciadas em fevereiro deste ano, o prazo para conclusão é de 12 meses.

O conjunto de investimentos revela o planejamento para acompanhar o crescimento vegetativo de Goiânia, que já é destaque nacional em saneamento, com atendimento a 99,5% da população urbana com água. A Capital tem um dos melhores índices em relação ao esgotamento sanitário, com atendimento de atendimento de 92,7%. Os números são muito melhores que as médias nacionais, que são de 84,1% e 54,9%, respectivamente.

Na inauguração da obra estiveram o governador Ronaldo Caiado, o prefeito de Goiânia Rogério Cruz, além da presidência da Assembleia Legislativa, secretários de Infraestrutura do Estado e capital e vereadores de Goiânia.

Leia também: Projeto que institui Frente Parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida da Juventude é aprovado na Câmara

Veja Também