Último semestre registra mais de 400 reclamações sobre crédito consignado, diz Procon Goiás

Queixas podem ser feitas presencialmente ou online

Postado em: 23-03-2023 às 18h03
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Último semestre registra mais de 400 reclamações sobre crédito consignado, diz Procon Goiás
Queixas podem ser feitas presencialmente ou online | Foto: Arquivo/Procon Goiás

O Procon Goiás alertou os cidadãos goianos sobre os cuidados necessários ao tomar ações para lidar com a atual crise financeira e as necessidades básicas do dia a dia. Segundo o órgão de defesa do consumidor, na tentativa de sair das dificuldades financeiras mensais, muitas pessoas encontram uma saída no contrato de empréstimo consignado. A atenção deve ser redobrada, pois, somente nos últimos seis meses, o órgão recebeu 475 reclamações referentes ao crédito consignado.

De acordo com o Procon Goiás, as queixas são feitas de maneira presencial e online. Em geral, os consumidores querem mais informações sobre as condições do contrato, saldo devedor, sobre a possível abusividade na cobrança de taxa de juros, além de fazerem denúncias sobre empréstimos feitos sem autorização.

Leia também: Governo muda regras para empréstimos consignados com Auxílio Brasil

Continua após a publicidade

Crédito Consignado

O número foi divulgado pelo órgão em meio a discussão sobre a definição do novo teto de juros do crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Conforme comunicado pelo governo federal, a definição da nova taxa deve ser anunciada até a próxima terça-feira (28).

“Precisamos proteger o consumidor, porque, normalmente quem contrata essa modalidade de empréstimo está em situação de vulnerabilidade. Há também um número muito grande de idosos que são submetidos a contratos que, muitas vezes, não entendem”, pontuou o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael.

Se o consumidor quiser denunciar alguma situação suspeita ou tirar dúvidas, os canais do Procon Goiás são o telefone 151 (Goiânia) e (62) 3201-7124 (interior). As denúncias também podem ser feitas pela internet, por meio do Procon Web.

Veja Também