Diretora de escola estadual é acusada de racismo e homofobia, em Valparaíso

Um coordenador também foi denunciado pelos funcionários

Postado em: 26-03-2023 às 11h08
Por: Ana Júlia da Cruz Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Diretora de escola estadual é acusada de racismo e homofobia, em Valparaíso
Um coordenador também foi denunciado pelos funcionários | Foto: Reprodução

Uma diretora de um colégio estadual de Valparaíso de Goiás foi denunciada por quatro funcionários, na última quinta-feira (22). Além da mulher, os trabalhadores denunciaram o coordenador da escola. Segundo a denúncia, as vítimas teriam sofrido racismo, homofobia, assédio moral e crimes contra honra por parte de seus superiores.

De acordo com o advogado que representa os funcionários, Suenilson Saulnier, os crimes foram praticados contra duas auxiliares de serviços gerais, um professor e uma coordenadora. O advogado chegou a comentar sobre uma quinta vítima, que ainda não procurou a Polícia Civil de Goiás (PCGO). Com as denúncias já registradas, as investigações tiveram início.

Conforme relata uma das vítimas, a diretora trabalha na escola há sete anos e era uma boa chefe no seu primeiro ano à frente do cargo. No entanto, depois de um tempo, começou a praticar assédio contra os seus subordinados. O advogado dos trabalhadores afirma que os casos têm sido recorrentes.

Continua após a publicidade

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) emitiu uma nota sobre o caso. Segundo a pasta, os documentos serão encaminhados para a Corregedoria e Procuradoria Setorial para “análise, averiguações e medidas legais cabíveis.”

O advogado das vítimas disse que teme uma possível represália por parte da diretora e do coordenador denunciados. “A defesa não entende porque até o presente momento não houve a abertura de um processo disciplinar e o afastamento cautelar dos dois gestores, para evitar constrangimentos e até mesmo episódios de coação dos denunciantes”, explicou.

Leia também: MST ocupa fazenda em Goías e acusa local de servir para tráfico internacional de mulheres

Veja Também