Central do IPTU de Goiânia inicia atendimentos presenciais nesta segunda-feira

O serviço virtual e presencial, funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, sem agendamento prévio, até o dia 03 de maio

Postado em: 10-04-2023 às 08h31
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Central do IPTU de Goiânia inicia atendimentos presenciais nesta segunda-feira
O serviço virtual e presencial, funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, sem agendamento prévio, até o dia 03 de maio | Foto: Secom

A Prefeitura de Goiânia inicia, nesta segunda-feira (10/4) a partir das 8h, os atendimentos presenciais da Central do IPTU, no Paço Municipal. Após as polêmicas que envolveram a implementação do novo código tributário na capital no ano passado, em que contribuintes viram os valores do importo residencial multiplicarem de preço, a gestão busca meios de esclarecimento como essa unidade específica para tirar dúvidas e receber orientações a respeito do imposto.

O código foi revisado, e, de acordo com a prefeitura, será corrigido apenas com a inflação até 2050.

No atendimento presencial, o cidadão poderá calcular, juntamente com um técnico e com base em suas informações cadastrais, a composição do seu IPTU, ter ajuda para a emissão de boletos ou realizar pagamentos via cartões e PIX, consultar o número de inscrição municipal, e checar os documentos necessários para abertura do processo de revisão ou atualização cadastral.

Continua após a publicidade

Leia também: IPTU 2023: confira novidades sobre o pagamento do tributo

Central do IPTU virtual

Por WhatsApp, o contribuinte pode tirar dúvidas gerais, tais como: os meios de acessar o portal, diferença entre IPTU e ITU, explicações sobre alíquotas, formas de pagamentos, dentre outros. Por segurança e em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP), a Central do IPTU via WhatsApp não faz consulta a dados sigilosos, como número de inscrição municipal e valores.

Os atendimentos via WhatsApp são feitos por meio dos telefones (62) 3524-3352, 3524-3375, 3524-3383.

Entre as principais dúvidas dos contribuintes estão: IPTU Social; diferença de alíquotas de IPTU e ITU; mudança de alíquota residencial para comercial; formas de pagamento; como quitar por cartões e PIX; acesso ao site para consultar o tributo e emitir boleto.

Horário

Os atendimentos da Central do IPTU tiveram início no dia 4 de março, via aplicativo de mensagens, WhatsApp. Agora, além do contato virtual, o cidadão terá disponível uma unidade física, onde poderá fazer consultas diretamente com servidores técnicos. A Central do IPTU, virtual e presencial, funciona de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h, sem agendamento prévio, até o dia 03 de maio.

Leia também: PEC prevê descontos no IPTU a imóveis sustentáveis

Veja Também