Maioria dos goianos se declara acima do peso

Foi observado também a prevalência do uso do cigarro eletrônico entre a população jovem

Postado em: 27-04-2023 às 09h07
Por: Rodrigo Melo
Imagem Ilustrando a Notícia: Maioria dos goianos se declara acima do peso
Foi observado também a prevalência do uso do cigarro eletrônico entre a população jovem | Foto: Secom

Em Goiás, 57,3% dos adultos se declararam acima do peso, 22,6% já tiveram um diagnóstico médico de hipertensão e 13,1% são fumantes. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES-GO), nesta quarta-feira (26/04).

O resultado é do primeiro inquérito de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis por Inquérito Telefônico (Vigitel). A pesquisa foi realizada de janeiro a abril de 2022, com mais de 5 mil pessoas.

O secretário da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, chamou a atenção para o aumento da obesidade. “Após a pandemia, houve um acréscimo do sedentarismo e do consumo de bebidas alcoólicas. Essas características impactam no ganho de peso, que está na base das inflamações que geram a diabetes, a hipertensão e as doenças cardiovasculares.”, alertou ainda o secretário, citando também o aumento do tabagismo.

Continua após a publicidade

Leia também: Obesidade aumenta e cirugia bariátrica não funciona para todos

Cigarro eletrônico e embriaguês ao volante

O estudo também apontou prevalência de práticas como uso de cigarro eletrônico e direção sob efeito de álcool.

“Observamos a prevalência do uso do cigarro eletrônico entre a população jovem e, 14% da população entre 18 e 24 anos afirmaram fazer uso do produto. Já entre os que pegam o volante após o consumo de bebida alcoólica, 10% afirmaram ter essa prática”, lembrou a gerente de Vigilância Epidemiológica de Agravos Não Transmissíveis e Promoção à Saúde, Magna Maria Carvalho.

Leia também: 51% dos cigarros consumidos em Goiás são do contrabando (ohoje.com)

Veja Também