Avião cai na Amazônia, mata três adultos e quatro crianças sobreviventes somem na floresta

A tragédia aconteceu há 18 dias

Postado em: 19-05-2023 às 13h48
Por: Yago Sales
Imagem Ilustrando a Notícia: Avião cai na Amazônia, mata três adultos e quatro crianças sobreviventes somem na floresta
A tragédia aconteceu há 18 dias. | Foto: Colombian Army

Cerca de 150 homens da polícia colombiana e indígenas da Amazônia na Colômbia correm contra o tempo para encontrar quatro irmãos, entre 13 anos e 11 meses de vida, que sobreviveram à queda de um cessna 206 – avião de pequeno porte. A tragédia aconteceu há 18 dias.

A queda do avião matou a mãe das crianças, Magdalena Mucutuy Valencia o piloto Hernando Murcia Morales e a líder indígena Herman Mendoza Hernández. Os corpos foram recuperados nesta quinta-feira, dia 18 de maio, em uma região de mata fechada na zona rural do município de Solano (Caquetá).

Com o descobrimento dos destroços da aeronave e, por conseguinte, os corpos, houve uma varredura nos arredores. Encontraram, a quilômetros de distância da catástrofe, uma mamadeira e frutas que demonstravam o destino, floresta adentro, das crianças.

Continua após a publicidade

As equipes de resgate também encontraram um amontoado de folhas que indicavam que, para se protegerem da chuva forte que cai na região, as crianças permaneceram ali. Outros elementos foram encontrados durante as buscas que não pararam de dia, noite e madrugada, sob as ordens da Operação Esperança.

Um megafone com frases da avó das crianças, no idioma indígena, também é utilizado para chamar a atenção. Além disso, são lançados no meio da floresta ferramentas que podem emitir luz, já que a região, mesmo de dia, é escura, por conta dos arbustos.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, chegou a anunciar, pelo Twitter, que os irmãos haviam sido encontrados com vida, mas a informação foi, 24 horas depois, desmentida pelo próprio mandatário.

O caso é o assunto mais comentado do País vizinho do Brasil – com fronteira com o Amazonas.

Veja Também