Receita Federal emite alerta sobre golpe do Imposto de Renda enviado por email

Segundo a Receita, os golpistas se aproveitam dos últimos dias da entrega da declaração para aplicar os golpes nos contribuintes

Postado em: 29-05-2023 às 11h19
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Receita Federal emite alerta sobre golpe do Imposto de Renda enviado por email
Segundo a Receita, os golpistas se aproveitam dos últimos dias da entrega da declaração para aplicar os golpes nos contribuintes | Foto: Reprodução

A Receita Federal emitiu nesta semana um alerta sobre golpes que estão sendo enviados por email e que são relacionados ao Imposto de Renda. Segundo a Receita, os golpistas se aproveitam dos últimos dias da entrega da declaração para aplicar os golpes nos contribuintes.

Conforme relate o alerta, as vítimas estão recebendo um email em que os criminosos afirmam que elas precisam corrigir erros na declaração e, para isso, baixar um arquivo ou acessar um link.

A Receita detalha qual é o método utilizado: “Os golpistas estão se aproveitando da situação, informando às possíveis vítimas que foram identificados erros em suas declarações e que é necessário corrigi-los até a data limite de 31/05″, informa.

Continua após a publicidade

Leia também: Malha fina do Imposto de Renda pode levar a pagamento de multa

“Para dar veracidade às suas alegações, eles disponibilizam uma espécie de link malicioso, afirmando conter informações detalhadas sobre o procedimento para correção dos erros em um suposto arquivo pdf. No assunto da mensagem, utilizam a sigla IRPF e se referem às possíveis vítimas como ‘contribuintes’, termos utilizados pelo órgão em sua comunicação”, continua a Receita no informe.

Ao clicar nos links ou fazer o download dos arquivos que acompanham essas mensagens, a vítima pode expor dados sensíveis ou baixar programas maliciosos capazes de roubar suas informações.

Cuidados necessários

A Receita Federal reforça que não envia comunicações por email ou SMS solicitando a correção de erros em declarações por meio de links. Para saber se a declaração caiu na “malha fina” devido a algum erro de preenchimento, o contribuinte deve acessar o portal e-CAC.

Veja Também