Luziânia, Aparecida, Caldas e Senador Canedo são campeões de furtos de energia, diz Equatorial

Conforme a concessionária, houve a inspeção de 70 mil unidades consumidoras, entre residências, comércios e indústrias, com suspeitas de fraudes em todo o Estado

Postado em: 20-06-2023 às 10h09
Por: Francisco Costa
Imagem Ilustrando a Notícia: Luziânia, Aparecida, Caldas e Senador Canedo são campeões de furtos de energia, diz Equatorial
Conforme a concessionária, houve a inspeção de 70 mil unidades consumidoras, entre residências, comércios e indústrias, com suspeitas de fraudes em todo o Estado (Foto: Equatorial)

Luziânia, Aparecida, Caldas e Senador Canedo são campeões de furtos de energia em Goiás, segundo levantamento da concessionária Equatorial. Os dados são dos três primeiros meses deste ano.

Conforme a concessionária, houve a inspeção de 70 mil unidades consumidoras, entre residências, comércios e indústrias, com suspeitas de fraudes em todo o Estado. Do montante, 26 mil tinham alguma irregularidade, que foi sanada. Nesse período, constatou-se desvio suficiente para abastecer, por um ano, uma cidade com 10 mil habitantes. As ações de combate ao furto de energia ocorrem em parceria com a Polícia Civil.

Mas de volta a campeã de irregularidades, Luziânia teve 14 mil unidades inspecionadas de janeiro a março. No município, conforme a empresa, foram 5,5 mil que apresentaram algum problema na medição.

Continua após a publicidade

Gerente de serviço técnico da companhia, Pabllo Barbosa afirma que, além de crime com pena previsa de reclusao e multa, o “gato” – como é conhecido o furto de energia – prejudica diretamente a qualidade do fornecimento e põe em risco a segurança da população. Ela argumenta que isto pode causar graves acidentes, principalmente com as pessoas que manipulam a rede elétrica sem a capacitação adequada e os devidos cuidados, uma vez que podem sobrecarregar a rede e causar curtos-circuitos.

O resultado, ele aponta, são interrupções no fornecimento de energia. “As fraudes e furtos contribuem para elevar o valor da conta de luz para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece nas tarifas uma parte das chamadas ‘perdas comerciais’, como são denominados tecnicamente os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico.”

Veja Também