Goiás teve média anual de 292 mortes por AIDS na última década

Entre 2012 e 2022, foram 1.664 jovens goianos com idade entre 15 e 24 anos diagnosticados com Aids

Postado em: 27-06-2023 às 09h30
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás teve média anual de 292 mortes por AIDS na última década
O governo estadual está desenvolvendo estratégias para ampliar o acesso às medidas de prevenção ao vírus HIV | Foto: Reprodução

Mais de 11 mil pessoas com HIV evoluíram para casos de Aids em Goiás entre 2012 e 2022. Os dados são do Ministério da Saúde (MS), por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Boletim Epidemiológico de HIV/Aids. Em todo território nacional, o número de casos foi de 408.257 no mesmo período.

Entre jovens goianos com idade entre 15 e 24 anos, foram 1.664 casos na última década e 50.029 em nível nacional. Os dados apontam que, tanto em Goiás quanto no Brasil, o ano de 2022 foi o que registrou o menor quantitativo de casos dos últimos anos. Porém, o MS ressalta que parte dessa redução pode estar relacionada à subnotificação, principalmente no ano de 2020, devido à pandemia de Covid-19.

Quanto ao número de óbitos que tiveram como causa básica a Aids, foram 3.213 casos registrados em Goiás entre 2011 e 2021, uma média de 292 mortes por ano.

Continua após a publicidade

A infecção pelo HIV é considerada estabilizada no Brasil, porém, ainda em patamares elevados. Trata-se de uma condição crônica que pode ser controlada por meio do diagnóstico oportuno e do tratamento, para que as pessoas vivendo com o vírus vivam mais, melhor e não transmitam HIV por via sexual. O tratamento antirretroviral é garantido para todos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Quem se testa com regularidade e busca tratamento no tempo certo, ganha muito em qualidade de vida. Por exemplo: mães que vivem com HIV têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV, se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto. No Brasil, exames laboratoriais e testes rápidos detectam os anticorpos contra o HIV em cerca de 30 minutos. Esses testes são realizados gratuitamente pelo SUS, nas unidades da rede pública e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Profilaxia Pré-Exposição

Outra forma de cuidado com relação ao vírus HIV, mas que ainda é pouco conhecido, é a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). Ela consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual, que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV. A pessoa em tratamento PrEP realiza acompanhamento regular de saúde, com testagem para o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Em Goiás, o governo estadual está desenvolvendo estratégias para ampliar o acesso às medidas de prevenção ao vírus HIV, causador da Aids. Uma das iniciativas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é o Projeto PrEP até Você, criado pela Coordenação de Assistência às Infecções Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais/SES-GO).

O projeto-piloto está sendo implantado em Goiânia, por meio de parceria da SES com as Secretarias Municipais de Direitos Humanos e de Saúde, por meio do Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica da capital (CRDT). O objetivo é ampliar a informação sobre as estratégias variadas de prevenção ao HIV e permitir a oferta da Profilaxia Pré-exposição (PrEP) a pessoas que, geralmente, não têm acesso aos serviços de saúde.

O primeiro atendimento é feito na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) de Goiânia, com agendamento prévio pelo telefone 3201-7894. Posteriormente, o acompanhamento é feito no CRDT. Os interessados devem ser moradores da capital e terem cartão SUS com inscrição no município. Na consulta, são ofertados também autotestes de HIV, preservativos internos, externos e gel lubrificante.

“O nosso objetivo é ampliar o acesso da PrEP à população, enfatizando sobre os benefícios e a importância do uso desse medicamento como medida de prevenção ao HIV”, destaca a idealizadora do projeto, Daniele Afonso. É relevante esclarecer que a PrEP é um método de prevenção que não substitui o uso do preservativo nas relações sexuais, uma vez que não previne contra outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia, dentre outras.

O fármaco oferecido atualmente pelo SUS em Goiás na PrEP é o Entricitabina + Fumarato de Tenofovir Desoproxila. O medicamento é distribuído à população goiana em 17 Serviços de Assistência Especializada (SAE) localizados em Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, Cidade Ocidental, Goiânia (CRDT e HDT), Iporá, Itumbiara, Jataí, Novo Gama, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto, Uruaçu e Valparaíso de Goiás. 

Para ter acesso ao medicamento, o usuário deve procurar a unidade de atenção básica do município onde mora para ser inserido no sistema de regulação, ou procurar um Serviço de Assistência Especializada (SAE) mais próximo.

Veja Também