Governo de Goiás e prefeitura de Anápolis acertam medidas de ampliação do atendimento em saúde

Integrar sistema de regulação, cessão de equipamento cirúrgico e otimização de serviços de cirurgias eletivas estão na pauta discutida pelos gestores de saúde da SES e SMS de Anápolis

Postado em: 28-06-2023 às 21h20
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo de Goiás e prefeitura de Anápolis acertam medidas de ampliação do atendimento em saúde
Comitiva da SES é recebida em unidades de saúde de Anápolis visando avançar na oferta de serviços na região | Foto: Marco Monteiro

O secretário de Estado da Saúde de Goiás (SES), Sérgio Vencio, e o prefeito de Anápolis, Roberto Naves, iniciaram a discussão de parcerias para melhorar os serviços de saúde oferecidos à população da cidade e região. O prefeito propôs o compartilhamento da regulação municipal, visando o melhor desempenho dos prestadores de serviço de Anápolis.

Naves solicitou ainda a cessão de um arco cirúrgico para o Hospital Municipal (em construção), equipamento que vai permitir melhor tratamento aos pacientes com problemas vasculares, e discutiu propostas para ofertar estrutura para cirurgias eletivas à SES. O secretário já determinou as tratativas para atender às demandas. “A integração da regulação permitirá ao Complexo Regulador do Estado otimizar o acesso de pacientes de toda região nas unidades sediadas em Anápolis”, explicou ele.

Visitas

Continua após a publicidade

A secretária municipal de saúde de Anápolis, Elinner Rosa, recebeu a equipe da SES no município. A comitiva, composta ainda pelo subsecretário de Atenção e Vigilância em Saúde, Luciano Moura, e o assessor de Assuntos Institucionais, Fernando Jesus, esteve em várias unidades de saúde. Foram visitadas a UPA Pediátrica da cidade, que faz 9 mil atendimentos pediátricos por mês; o Hospital Evangélico, unidade filantrópica, referência em oncologia e saúde materno-infantil; e a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, outra unidade filantrópica referência em oncologia estadual.

“Nunca recebi uma visita de um secretário de estado na nossa unidade”, registrou o padre Clayton Bergamo, diretor da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, ao receber a comitiva e apresentar a estrutura de saúde que tem 75 anos atendendo pacientes SUS de todo estado. O Governo de Goiás repassa 1,7 milhão de reais à unidade no Plano de Fortalecimento da Atenção Regionalizada, permitindo consultas, cirurgias e internações de média e alta complexidade, incluindo oncologia.

Para os próximos meses, a equipe SES irá seguir uma agenda conjunta com a Secretária Municipal de Saúde de Anápolis para integrar a regulação, respeitando a hierarquia do município, mas de forma a melhorar e complementar a oferta de serviços aos pacientes. “Nossos técnicos vão estabelecer uma parceria para que os sistemas sejam interligados e possamos capacitar os operadores e, assim, otimizar a cessão diária de vagas aos pacientes”, afirmou Luciano Moura.

Veja Também