30% dos jovens têm medo de não serem felizes na carreira

O levantamento foi feito entre 29 de maio e 6 de junho e contou com a participação de 23.987 respondentes

Postado em: 06-07-2023 às 12h02
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: 30% dos jovens têm medo de não serem felizes na carreira
O levantamento foi feito entre 29 de maio e 6 de junho e contou com a participação de 23.987 respondentes | Foto: Reprodução

Uma coisa é certa: vislumbrar uma carreira de sucesso é o sonho de todos os estagiários, aprendizes e efetivos. Isso porque a realização profissional é um grande passo para a satisfação pessoal. Entretanto, há muitos obstáculos nesse caminho e é preciso ter coragem.

Um levantamento feito pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) mostrou que 38,5% dos jovens de 15 a 29 anos têm medo de não serem felizes na carreira. O levantamento foi feito entre 29 de maio e 6 de junho e contou com a participação de 23.987 respondentes.

Para Hugo Domenech, analista de treinamento e desenvolvimento do Nube, antes de tudo, é fundamental falar sobre o assunto. “Nossa sociedade é altamente machista e essa toxicidade imprime nas demonstrações as alcunhas de fraco e covarde. Isso é horrível”, iniciou. Portanto, antes de realmente se expressar, há diversas barreiras internas impedindo.

Continua após a publicidade

Leia também: A luta em favor do estágio no Brasil continua

Porém, essa emoção é comum a todos. “É super natural para os mamíferos. Por causa disso, nossos ancestrais se recolhiam nas cavernas à noite em vez de se tornarem alvos de predadores noturnos. Mesmo se aventurando para o desconhecido, esse sentimento os ajudava a caminhar com cautela”, comentou Domenech. Por isso, ele pontua: “só tem coragem quem tem medo antes”. Afinal, é uma forma de se resguardar diante o perigo. “Não tem nada de errado em se sentir assim”. 

Mas o que fazer com esse temor? “Use-o. Ele vai te mostrar onde você se vê desconfortável e, nesse momento, respirar fundo e entender o porquê de seu corpo estar te mandando essa mensagem”, explicou. Isso, inclusive, é uma maneira de exercitar o autoconhecimento, prestando atenção nos detalhes e buscando constantemente sua origem. 

O medo de não ser feliz na carreira

Para quem acabou de se formar no ensino médio, escolher qual trajeto seguir é um grande desafio e pode ser motivo para muita angústia. Entretanto, é preciso lembrar como essa jornada é construída dia após dia, sem colocar aquela tensão em decidir todo o seu amanhã de uma única vez. “A felicidade é um processo contínuo e cada indivíduo tem seu próprio caminho”, complementou o especialista. 

Para lidar com essa emoção, é inevitável focar em si mesmo. “A chave está em procurar alinhamento com seus valores, interesses e propósitos, além de aprimorar habilidades e buscar meios de crescimento alinhadas com suas ambições e paixões”, recomendou o analista de treinamento e desenvolvimento do Nube. 

Aqui, a autoconsciência também entra como uma aliada essencial. Por meio desse conhecimento, é possível compreender suas aptidões, desenvolver melhor seus pontos positivos e negativos, investigando em qual campo mais se encaixa. “Assim, você lida com o medo de uma maneira construtiva, transformando-o em uma força motivadora e direcionando-o para a sua própria evolução”, acrescentou. 

Veja Também