Associação denuncia que zoológico descarta água suja no Parque Lago das Rosas

O Parque Lago das Rosas é o mais antigo da capital do estado de Goiás e faz parte da história da cidade

Postado em: 25-07-2023 às 11h30
Por: Ronilma Pinheiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Associação denuncia que zoológico descarta água suja no Parque Lago das Rosas
A Amma realizou um relatório no Parque Lago das Rosas, que aponta que não há nenhum lançamento de esgoto nos lagos | Foto: Reprodução

A Associação dos Moradores e Frequentadores do Lago das Rosas (Alagro) denunciou que o descarte da água utilizada para lavagem das jaulas do zoológico de Goiânia está sendo feito direto no lago do Parque das Rosas. Em nota enviada ao jornal O Hoje, a Associação diz que a sua preocupação com o escoamento das águas provenientes da lavagem das jaulas, é porque elas não têm o “devido tratamento” e com isso, gera risco de poluição no local.

Ainda no texto, a Alargo pontua que a situação precisa ser averiguada e analisada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), e que espera que a agência realize exame bacteriológico e químico. Durante esse processo, a Alagro estará disponível para colaborar e participar da coleta. Além disso,  “agindo em prevenção para evitar a contaminação e danos ao meio ambiente e à saúde pública”, diz um trecho da nota.

De acordo com uma moradora da região, além da água suja também havia o descarte de esgoto no Lago, por parte do zoológico da cidade.

Continua após a publicidade

A Amma informou que monitora as águas de todos os lagos da Capital, e que recentemente, realizou um relatório no Parque Lago das Rosas, que aponta que não há nenhum lançamento de esgoto nos lagos.

A Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), responsável pelo zoológico da cidade, diz que não procede a informação de que o descarte de esgoto e água suja do Zoológico está sendo feito no Lago das Rosas. “O que acontece é que durante o momento de lavagem e troca de água dos tanques de grandes carnívoros, parte da água extravasa para o lago”, explica a agência.

A supervisão do Zoológico reitera que a água não é de esgoto e não é contaminada. “O processo de troca de água dos tanques de banho é feito diariamente, normalmente no período da manhã, para que os animais usufruam de um espaço limpo e saudável”, disse.

Parque Lago das Rosas

O Parque Lago das Rosas é o mais antigo da capital do estado de Goiás e faz parte da história da cidade. O local que fica entre o Setor Oeste e o Centro da capital, foi construído na década de 40 e possui mais de 315 mil metros quadrados. Recebeu este nome devido a um jardim de rosas que havia no local antes  do espaço ser transformado em parque. Além disso, também abriga o Zoológico da cidade.

Todos os dias, o local que está cercado de prédios recebe milhares de pessoas, que frequentam o parque para praticar exercícios físicos, como caminhada e ciclismo. Além disso, utilizam equipamentos de academias ao ar livre e outros vão simplesmente para ter momentos de lazer, sozinhos ou acompanhados.

Aos finais de semana, o Lago das Rosas recebe famílias e casais tanto de Goiânia, quanto de fora da cidade, que usam os gramados do Parque para se divertirem e também para fazerem piqueniques, por exemplo. Vale lembrar também que um dia, o lago já foi utilizado por banhistas. Hoje conta com os famosos pedalinhos, que voltaram a funcionar  em 2016, para quem quer um passeio diferente e divertido.

Vegetação

A vegetação do Parque Lago das Rosas é composta por espécies nativas e exóticas. Dessa maneira, podemos encontrar no local, Amora, Angico, Bambu, Buriti, Bananeira, Chichá e Cajuzinho do Cerrado, além de Embaúba, Flamboyant, Figueira, Gameleira, Goiabeira e Guariroba, Ipê Roxo, Jambo, Macaúba, Mangueira, bem como Pitanga, Pau Brasil, Palmeira Imperial e Sete Copas.

Veja Também