HGG realiza Saúde na Praça e alerta sobre prevenção de hepatites virais

Em alusão ao Julho Amarelo, hospital oferece diversos atendimentos gratuitos nesta quarta-feira

Postado em: 26-07-2023 às 08h00
Por: Alexandre Paes
Imagem Ilustrando a Notícia: HGG realiza Saúde na Praça e alerta sobre prevenção de hepatites virais
De 2000 a 2021, foram notificados 718.651 casos confirmados de hepatites virais no Brasil | Foto: HGG

A população goiana já aguarda ansiosa pelo projeto Saúde na Praça, iniciativa do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) que promove uma manhã de atendimentos gratuitos com multiprofissionais. A próxima edição acontece nesta quarta-feira (26), e faz alusão ao Julho Amarelo, que tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Além de orientações com os profissionais de saúde, haverá aferição de pressão e glicemia e testes rápidos de hepatite. A ação será das 07h as12 horas, na Praça Alberto Rassi, que fica em frente a unidade de saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, do ano de 2000 a 2021, foram notificados 718.651 casos confirmados de hepatites virais no Brasil. A doença é uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves, muitas vezes assintomáticas. Mas é preciso estar alerta a alguns sintomas como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

O médico gastroenterologista do HGG, Américo de Oliveira Silvério, explica que  as hepatites A e B podem ser prevenidas com a vacinação, já a hepatite C infelizmente não tem vacina, então é preciso estar atento. “Pessoas que já fizeram transfusão de sangue, têm histórico genético, fazem uso de drogas injetáveis, ou têm relações sexuais desprotegidas, devem fazer os testes, para que haja o diagnóstico prévio”.

Continua após a publicidade

O médico reforçou ainda, que em casos positivos o tratamento deve ser iniciado o quanto antes. “Hoje as medicações garantem resultados muito bons, e a finalidade é diminuir o risco de evolução para cirrose e câncer de fígado”, pontuou.

A equipe de enfermagem fará um jogo interativo com dados, perguntas e respostas; já a fisioterapia pretende expor uma peça úmida, que se assemelha ao fígado humano;  a fonoaudiologia irá orientar sobre as alterações hepáticas; os nutricionistas pretendem conversar sobre prevenção e tratamento; farmacéuticos irão esclarecer dúvidas sobre medicamentos e interação medicamentosas; a psicologia realizará a triagem para testagem de hepatites virais e a equipe médica irá orientar os presentes de forma geral.

Veja Também