Transporte público de graça a candidatos para o Enem neste domingo

Primeiro dia de avaliação será das matérias de Humanas, a prova também vai contar com a redação

Postado em: 04-11-2023 às 09h00
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Transporte público de graça a candidatos para o Enem neste domingo
Neste ano Goiás registrou cerca de 149.122 inscritos nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio | Foto: RMTC

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é muito mais do que uma prova comum. Ele é uma porta de entrada para o ensino superior, com milhares de vagas oferecidas em universidades públicas e privadas de todo o país por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Além disso, o Enem também é usado como sorteios de seleção para programas de bolsas de estudo, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Portanto, o desempenho nesse exame pode impactar diretamente o acesso do estudante à educação superior e as oportunidades de carreira. 

No próximo domingo (05), Goiânia será palco de um dos momentos mais importantes para milhares de estudantes, pois o Exame Nacional do Ensino Médio de 2023, vai ter início neste fim de semana. O Enem é uma etapa crucial na vida dos candidatos, pois essa é uma grande oportunidade do estudante sair do ensino médio e já ingressar em algum curso superior. 

Então no dia 5 de novembro, que é o primeiro dia de prova, os candidatos enfrentarão questões da área de humanas, abrangendo disciplinas como História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Além disso, os alunos também serão submetidos a redação. O primeiro dia será repleto de desafios, mas também de oportunidades para demonstrar a habilidade de escrita.

Continua após a publicidade

A prova de redação é um dos momentos mais temidos pelos candidatos. Neste ano, assim como nos anteriores, os participantes terão que escrever um texto dissertativo argumentativo de até 30 linhas, com base em um tema proposto pela banca examinadora. Por isso é bem importante estar informado sobre os acontecimentos do Brasil e do mundo, caso um dos assuntos venham a ser tema da redação. A redação representa uma parte significativa da nota final do exame, por isso é crucial se preparar especificamente. 

A equipe de reportagem do jornal O Hoje conversou com o professor de redação, Rafael Souza Bonifácio, para falar um pouco dos critérios de avaliação da prova e como produzir uma boa redação. Para o professor produzir uma redação é necessário fazer uma análise do assunto. “O melhor modo para se inscrever é uma boa redação. É fazer uma análise, e uma reflexão a respeito do tema dessa redação, seguindo a estrutura que é cobrada a partir do gênero textual sugerido na proposta. Então para realizar uma boa redação, ligado ao processo de leitura dos textos e na organização da estrutura do texto”.

A prova de Humanas do Enem é composta por 90 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre as disciplinas de História e Geografia, Filosofia e Sociologia. Os candidatos terão 4 horas e 30 minutos para responder a todas as questões, o que significa que devem manter bem o tempo para garantir que consigam abordar todos os tópicos com a devida atenção. A preparação adequada, o gerenciamento do tempo e a prática são fundamentais para obter um bom desempenho tanto na avaliação quanto na produção da redação.

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) está ciente da importância do Enem e está tomando medidas para garantir que todos os estudantes tenham a oportunidade de realizar a prova nas melhores condições possíveis e com total tranquilidade. Por meio de nota, a CMTC anunciou que fortalecerá as operações de transporte público. 

Essa medida tem como objetivo facilitar o acesso dos candidatos aos locais de prova. A companhia alegou que terá um reforço na operação em todos os locais que vão receber as provas do Enem. Além do reforço, a CTMC alerta os candidatos para usarem o SimRmtc para consultar as viagens e ficarem por dentro dos horários.

Neste ano Goiás registrou cerca de 149.122 inscritos nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio. Esse número corresponde a 3,8% do número total de inscrições no país, que é de 3.933.970.  

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as inscrições para o Enem deste ano superam em 13,1% o número de 2022, ano em que foi registrado o menor número de candidatos inscritos com 17 anos. Em um recorte regional, esse aumento foi de aproximadamente 4,7% em Goiás, qu

Veja Também