Mesmo com chuva e ventania, Goiás recebe quarta onda de calor esta semana

A estimativa do Cimehgo é que as chuvas voltem na semana que vem

Postado em: 15-12-2023 às 10h30
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Mesmo com chuva e ventania, Goiás recebe quarta onda de calor esta semana
A estimativa do Cimehgo é que as chuvas voltem na semana que vem | Foto: Leandro Braz/O Hoje

Goiânia e várias cidades brasileiras receberam chuvas com muita frequência, na capital goiana devido às grandes tempestades foram registradas quedas de árvores e de energia, causando certos problemas para população. Mesmo sem trazer um clima mais frio, as chuvas recorrentes também trouxeram um ponto favorável para toda a população, que foi a diminuição das altas temperaturas, tornando assim um clima mais agradável para todos os goianos. Porém, mesmo com um clima mais agradável, Goiás e outras capitais estão com os dias contados, podendo voltar a registrar altas temperaturas novamente nos próximos dias.

A nova onda começou nesta última quinta-feira (14), segundo o alerta que foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode atingir várias cidades brasileiras. A onda de calor tem previsão de duração até o próximo domingo (17). O Inmet soltou o alerta ao nível laranja (representando grande perigo) de onda de calor, por conta da persistência do fenômeno, que pode durar, pelo menos, quatro dias consecutivos.

Durante todo este ano de 2023 o Brasil registrou oito ondas de calor, porém o estado de Goiás foi atingido apenas por três dessas ondas. Vale lembrar que durante esses períodos mais quentes o estado Central do país, registrou um novo recorde de temperatura máxima, atingindo 39,7°C, no dia 25 de novembro, antes disso a maior temperatura registrada era de 39,4 °C. A medição registrada no estado de Goiás, ficou apenas 0,5°C abaixo do recorde nacional de temperatura máxima de 44,8°C, registrado em Nova Maringá, em Minas Gerais nos dias 4 e 5 de novembro de 2020.

Continua após a publicidade

O Inmet também alerta que a nova onda de calor desse último mês do ano, pode atingir os estados: Tocantins – Goiás – Distrito Federal – Rondônia – Maranhão – Piauí – Bahia – Espírito Santo – Rio de Janeiro – São Paulo – Minas Gerais – Paraná – Santa Catarina – Rio Grande do Sul – Mato Grosso – Mato Grosso do Sul. O instituto também destaca que estados como Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal serão totalmente afetados com o calor durante esses dias.

Em Goiás, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), essa é a quarta onda de calor que atinge o estado. A previsão para está sexta-feira (15) é de temperaturas elevadas e com o predomínio total do sol. A temperatura máxima pode chegar aos 34 °C e a umidade relativa do ar pode variar de 30% a 85%. O órgão climático de Goiás também alertou que as altas temperaturas devem permanecer até o domingo e com um declínio na umidade relativa do ar no período da tarde em todas as regiões do estado.

De acordo com o Inmet, para o fim de semana a capital goiana pode chegar a uma temperatura máxima de 36ºC neste sábado (16). Além de Goiânia, Cuiabá pode ser o estado mais afetado pelo calor, pois a capital de Mato Grosso pode chegar a uma temperatura máxima de 40 °C.

Em entrevista ao Jornal O Hoje, o presidente do Cimehgo, André Amorim, fez alguns alertas sobre a questão de segurança da população devido às altas temperaturas e também relatou que as chuvas irão voltar. “As ondas de calor elas podem surgir por estarem acontecendo algumas situações que estão ocorrendo no oceano. Tipo, temperatura de junções, e isso pode formar um sistema de alta pressão”, explica. 

“Aqui no estado de Goiás tivemos apenas três ondas de calor e essa nós estamos julgando com uma quarta”, diz o presidente. “Enquanto a questão da saúde, mesmo que não temperaturas tão elevadas como aconteceram das outras ondas de calor, os alertas são aqueles que já falamos em outras ocasiões, beber muita água, evitar o contato com o sol, se for sair utilizar o protetor solar para proteger a pele”, alerta André Amorim.

Por mais que seja a quarta onda de calor que Goiás recebe ao longo de 2023, André Amorim alega que as chuvas voltam após esse pequeno período de altas temperaturas. “Para esses dias que serão mais quentes, a probabilidade é mínima de chuva”, relata o presidente do Cimehgo. “Mais a probabilidade é que as chuvas voltem na semana que vem, pode acontecer de alguns lugares ter chuvas mais leves, e outros em formato de tempestade”, diz André Amorim.

Veja Também