Procon Goiás interdita loja de celulares, em Goiânia

Foram encontrados durante a operação mais de 130 aparelhos que não possuíam homologação na Anatel.

Postado em: 21-12-2023 às 13h51
Por: Daisy Rodrigues
Imagem Ilustrando a Notícia: Procon Goiás interdita loja de celulares, em Goiânia
Foram encontrados durante a operação mais de 130 aparelhos que não possuíam homologação na Anatel.

A fiscalização do Procon Goiás interditou nesta quarta-feira (20), uma loja que vendia aparelhos celulares em Goiânia. Foram encontrados durante a operação mais de 130 aparelhos que não possuíam homologação na Anatel e mais de 100 cases que não possuíam informações em Língua Portuguesa nas embalagens.

A operação ocorreu após denúncia de uma consumidora ao Procon Goiás. A vítima conta que adquiriu um iPhone 12 Pro Max no valor de R$ 5 mil e que o aparelho parou de funcionar após 6 dias de uso. Após a mulher entrar em contato com a loja. Um vendedor alegou que ela havia deixado o celular cair e, por isso, ele havia parado de funcionar. A consumidora relatou que a loja não se dispôs a ajudá-la, não realizou a troca do aparelho e nem devolveu o dinheiro. A consumidora descobriu que o aparelho era usado, o que não foi comunicado a ela pelos vendedores da loja no momento da compra.

Estima-se que o valor dos produtos ultrapasse R$ 250 mil. A loja foi interditada por práticas abusivas e por comercializar produtos sem homologação nos órgãos competentes e tem 20 dias para apresentar defesa. Além disso, o gerente da loja foi conduzido à sede da Polícia Federal em Goiânia para prestar esclarecimentos.

Continua após a publicidade

Levy Rafael Cornélio, superintendente do Procon Goiás, alerta os consumidores a prestar atenção na idoneidade do estabelecimento antes de comprar aparelhos celulares e eletrônicos. “Os produtos apreendidos hoje, alguns não tinham nota fiscal, outros não tinham a homologação necessária, o que levanta suspeita sobre ser produto oriundo de contrabando. Continuaremos atentos nessas empresas que tentarem lesar o consumidor”, explica.

O que observar antes de comprar um celular

O Procon Goiás orienta que o consumidor só adquira aparelhos celulares de uma loja, fornecedor e fabricante confiável, pois, em caso de problemas, o consumidor terá a quem recorrer. É importante também que, quando for comprar um aparelho telefônico, o consumidor verifique a presença do selo ou número de certificação da Anatel no corpo do aparelho ou em seu manual de instruções. Outra orientação é conferir se o número do IMEI que aparece na tela do celular é o mesmo número do IMEI que aparece na caixa do aparelho. A Anatel disponibiliza uma ferramenta de consulta, disponível no site, para que se verifique se existe alguma irregularidade com o IMEI do aparelho, incluindo restrições por roubo, furto ou extravio.

Leia também: Procon dá dicas de como evitar dívidas nas compras de fim de ano

Veja Também