Hugol precisa com urgência de doações de sangue do tipo O negativo

O período de férias reduz em geral cerca de 40% no número de doadores nos meses de Julho e Dezembro, segundo o Gerente Médico do Banco de Sangue do Hugol, Adriano Arantes

Postado em: 28-12-2023 às 08h27
Por: Ronilma Pinheiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Hugol precisa com urgência de doações de sangue do tipo O negativo
Banco de Sangue está com estoque crítico neste fim de ano e Hugol pede ajuda à população | Foto: Divulgação

Não faz muito tempo que esse meio de comunicação divulgou a história do engenheiro civil Rui Ferreira da Silva Júnior, 42 anos, que tem uma trajetória de mais de 15 anos como doador de sangue e de plaqueta. Há cerca de 7 anos que o homem vai periodicamente até o banco de sangue do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) fazer doações.

O ato deu ao pai do Kalebe e da Helena e marido da Thais Ferreira, o título de “Doador Diamante”, sendo homenageado pela unidade de saúde, como a pessoa que mais fez doações ao banco de sangue. Ao todo, foram mais de 61 doações nos últimos sete anos. De acordo com o Banco de Sangue do Hugol, Rui já salvou aproximadamente 180 vidas, com mais de 38 litros de sangue doados.

Nesta quarta-feira (27), o Hugol anunciou que precisa de pessoas como o Rui, que literalmente se doam sem esperar nada em troca e ajudam a salvar vidas. Pois o Banco de Sangue do hospital precisa com urgência de doações de sangue do tipo O negativo. Segundo a unidade, o estoque desse tipo sanguíneo está crítico e a unidade pede ajuda à população neste fim de ano.

Continua após a publicidade

O Gerente Médico do Banco de Sangue do Hugol, Adriano Arantes, afirma que o Banco de Sangue  encontra-se com redução de cerca de 37% do número de doadores, em comparação com os meses de outubro e novembro de 2023. “Isso provoca uma redução também nos estoques de sangue, principalmente no tipo O negativo”, destaca.

Arantes pontua ainda que o período de  férias reduz em geral cerca de 40% no número de doadores nos meses de Julho e Dezembro. O que gera preocupações, uma vez que a redução dos estoques ocorre em um momento crítico do ano, onde aumenta a incidência de acidentes de trânsito, armas de fogo e outros.

“O Hugol intensifica a busca por doadores neste período do ano, realizando busca ativa no nosso banco de dados de doadores, veiculação em mídias sociais e conscientização da população sobre o ato de doar sangue”, salienta o gerente. “A doação de sangue é importante pois não há substituto disponível para assistência médica em traumas, sangramentos e outras doenças”, acrescenta Arantes.

Wilson Moreira, Supervisor do Banco de Sangue do Hugol, também chama atenção para a baixa no estoque de sangue O negativo, que é o principal tipo sanguíneo utilizado no hospital. “Por sermos referência no atendimento de urgência e emergência recebemos vários casos graves de acidentes de trânsito e muitos necessitam de sangue logo na chegada, antes mesmo de fazer a tipologia sanguínea. Nesses casos utilizamos esse tipo sanguíneo, visto que O negativo serve a todos os outros tipos sanguíneos”, explica.

Como doar sangue?

Para realizar a doação, não é necessário agendamento. O Banco de Sangue da unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h. Com exceção do dia 1º de janeiro, quando as atividades estarão suspensas. O atendimento volta à normalidade na terça-feira (2).

Qualquer pessoa pode se tornar um doador de sangue e ajudar a salvar vidas, desde que sejam respeitados os critérios para proteção tanto do doador quanto do receptor. São eles: estar saudável; não estar gripado, resfriado ou com febre; ter acima de 50 quilos; ter entre 16 e 69 anos (doadores entre 16 e 17 anos devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais). 

Além disso, é necessário estar descansado e alimentado; evitar alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação; não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva a menos de 1 ano; não ter realizado procedimentos endoscópicos nos últimos 6 meses; não estar em uso de antibióticos e antifúngicos; caso tenha feito uso, aguardar 14 dias após o término para realizar a doação; não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue, como Sífilis, Hepatite B ou C, Hepatite A (após os 11 anos), HIV, HTLV, Doença de Chagas; não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis; não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

Veja Também