Chuva deixa moradores desalojados e uma pessoa morta, em Goiânia

Houve alagamentos em pelo menos três pontos diferentes da cidade

Postado em: 01-01-2024 às 12h46
Por: Daisy Rodrigues
Imagem Ilustrando a Notícia: Chuva deixa moradores desalojados e uma pessoa morta, em Goiânia
Houve alagamentos em pelo menos três pontos diferentes da cidade | Foto: O Hoje

A chuva que caiu na madrugada do último domingo (31) e que se estendeu por toda a manhã, prejudicou moradores de vários bairros de Goiânia, principalmente próximos ao Rio Meia Ponte. Moradores da Vila Roriz tiveram suas casas inundadas e várias ruas alagadas. O Setor Criméia Leste, também teve diversas ruas alagadas e no Jardim América várias casas chegaram a desabar, o que resultou em uma morte e outras pessoas feridas, segundo o Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO).

A Defesa Civil de Goiás informa que está monitorando as áreas consideradas de risco. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), foram aproximadamente seis horas de temporal e uma média de 80 milímetros de precipitação.

Os moradores da Vila Roriz denunciam que a Companhia Saneamento de Goiás S/A (Saneago) acabou destruindo a barragem feita para evitar alagamentos ao realizar uma manutenção nas margens do Rio Meia Ponte. Por conta da barragem desfeita, a chuva desta madrugada ocasionou uma cheia no rio e a água invadiu as ruas e as casas, trazendo bastante prejuízo aos moradores.

Continua após a publicidade

O morador da região, Victor Salatiel, relata que a obra foi realizada no dia 16 de dezembro, porém a Saneago apenas começou e de acordo com ele, a Companhia deixou tubos abandonados no local.

“A gente sabia que isso ia acontecer, a barragem estava funcionando e aí a Saneago foi lá fazer essa manutenção e rompeu a barragem e eles não voltaram pra arrumar. Aconteceu isso de novo aí”, denuncia Victor por meio de um vídeo.

Saneago

Em nota, a Saneago informou que ainda não iniciou obras no local e que as obras da travessia aérea da Conexão Cristina foram iniciadas em janeiro. Até o momento, apenas foi disposta a tubulação na área. 

A Saneago ainda informa que a implantação e manutenção da infraestrutura de drenagem urbana – escoamento de água de chuva -, é atribuição da Prefeitura de Goiânia. 

Setor Criméia Leste

Imagens também mostram ruas no Setor Criméia Leste inundadas pelo Rio Meia Ponte e moradores preocupados com a cheia do rio e a invasão da água em suas casas.

Jardim América

Um barracão que desabou acabou deixando uma vítima soterrada durante a forte chuva que ocorreu no último domingo (31), em Goiânia. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO), a equipe dos militares foi acionada pela esposa da vítima, que conseguiu sair do local antes do desabamento.

O caso aconteceu no Setor Jardim América. E segundo o relato dos bombeiros, haviam cerca de quatro barracões pequenos no local, onde em um deles morava o casal.

O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado no local para prosseguir com o transporte do corpo. Dois filhotes de cachorro também foram encontrados e com vida, no local. 

Segundo a Defesa Civil de Goiás, no local houve: 1 óbito, 1 pessoa com leves feridas, 6 ocupantes desalojados e assistidos sem ferimentos.

NOTA 

A Prefeitura de Goiânia acompanha com atenção e presteza o caso de desabamento de um barracão na Avenida C-107 no Jardim América, que ocorreu na madrugada deste domingo (31).

Por volta das 4h30, o Corpo de Bombeiros foi acionado e encontrou duas vítimas debaixo dos escombros. Um homem morreu e uma mulher ficou ferida. 

A equipe da Defesa Civil chegou ao local e iniciou imediatamente ações preventivas de assistência e prevenção de mais incidentes. 

De acordo com a Defesa Civil, havia um depósito de recicláveis no local onde ocorreu o desabamento.

A equipe de fiscalização da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) está no local fazendo os levantamentos para verificar quem são os responsáveis pelo imóvel e se há a devida documentação legal. 

As equipes identificaram um outro barracão próximo ao Córrego Cascavel, que não sofreu desabamento, com dois homens que se identificaram como moradores, mas não apresentaram documentação. 

Assim que for identificado, o responsável pelos imóveis receberá uma notificação para que faça a limpeza e remoção dos barracões, que estão em local de risco e insegurança. 

A Prefeitura de Goiânia lamenta a morte da vítima dos escombros e reafirma o compromisso com a segurança de todos.

Veja Também