Segunda-feira, 15 de abril de 2024

Procura pela vacina contra dengue segue em ritmo lento, afirma SMS

Segundo a SMS, a vacina contra a dengue foi aplicada em 2.553 crianças de 10 anos e 2.510 em crianças de 11 anos

Postado em: 27-02-2024 às 11h59
Por: Matheus Santana
Imagem Ilustrando a Notícia: Procura pela vacina contra dengue segue em ritmo lento, afirma SMS
A falta de adesão à imunização tem gerado preocupação entre as autoridades de saúde da capital, especialmente diante do cenário em que o estado registrou 13 mortes pela doença | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Dez dias após o início da campanha de vacinação contra a dengue em Goiânia, a procura pelo imunizante está significativamente abaixo das expectativas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até o último domingo (25), a capital registrou a aplicação de 5.148 doses da vacina contra a dengue em crianças de 10 e 11 anos.

Segundo a SMS, desse total registrado, 2.553 foram em crianças de 10 anos e 2.510 em crianças de 11 anos. No entanto, é importante notar que Goiânia possui um contingente de 34.234 crianças nessa faixa etária, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A falta de adesão à imunização tem gerado preocupação entre as autoridades de saúde da capital, especialmente diante do cenário em que o Estado registrou 13 mortes pela doença. Apesar de ter recebido a mesma quantidade de vacinas, ou seja, 34,2 mil doses para a campanha, a procura pela vacina segue em ritmo lento.

Continua após a publicidade

Na última quarta-feira (21), Goiânia confirmou sua primeira morte por dengue, uma mulher com mais de 60 anos. Entretanto, é importante observar que Anápolis, localizada a 55 km de Goiânia, lidera o número de mortes por dengue em todo o Estado de Goiás. Segundo os dados mais recentes do boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Anápolis já registrou cinco mortes.

Veja as cidades que já registram mortes por dengue em Goiás:

  • Anápolis – 5 mortes
  • Uruaçu – 3 mortes
  • Águas Lindas de Goiás – 1 morte
  • Luziânia – 1 morte
  • Cristalina – 1 morte
  • Goiânia – 1morte

Veja Também