Jardim Japonês em Caldas Novas proporciona paz e tranquilidade aos visitantes

O local reúne milhares de turistas todos os anos e é ideal para curtir o fim de semana com a família - Foto: Rafael Gonçalves

Postado em: 14-09-2019 às 07h00
Por: Daniell Alves
Imagem Ilustrando a Notícia: Jardim Japonês em Caldas Novas proporciona paz e tranquilidade aos visitantes
O local reúne milhares de turistas todos os anos e é ideal para curtir o fim de semana com a família - Foto: Rafael Gonçalves

Daniell Alves

Fruto da cultura japonesa, o Jardim Japonês, em Caldas Novas, é um dos pontos turísticos que merece destaque pelas suas peculiaridades. Estima-se que o local recebe cerca de 150 mil turistas anualmente. Idealizado pelo paisagista japonês Toshiyuki Murai, o lugar propõe momentos de reflexão e tranquilidade para as pessoas que passam por lá.

A ideia é que os moradores do município e turistas possam conhecer os costumes e a cultura japonesa, por meio do jardim. Além disso, o lugar é ideal para convívio com a família e momentos de lazer. Ele é caracterizado por diversas árvores e objetos tradicionais da cultura japonesa, se assemelhando a uma verdadeira paisagem em miniatura, com harmonia e serenidade.

Continua após a publicidade

A turismóloga de Caldas Novas, Meirielle Fabiano, comenta que o jardim teve uma aceitação muito boa por parte dos turistas e dos moradores do município. “O local é muito bom e tranquilo para se visitar. Todas as pessoas que vão gostam e levam a família. Lá dentro tem uma casa dos tempos dos escravos, que remete ao passado”. Ela cita, inclusive, outros pontos turísticos na cidade como a Serra de Caldas, Casarão dos Gonzagas, Museu de Bonecos Gigantes e o Museu de Recife.

Dois grandes destaques deste lugar não são orientais e fazem parte da história da cidade. O primeiro é a enorme gameleira, árvore com mais de 150 anos. O outro é a Casa Goiana – segunda mais antiga da cidade, construída no século XVIII, e que abriga um pequeno museu com objetos das famílias que ali viveram durante várias épocas diferentes.

Conhecimento e troca de culturas

Sempre quando passa as férias em Caldas Novas, Adrielle Yonoki, nascida no Japão, visita o Jardim Japonês na busca pela paz e tranquilidade que o local proporciona. “É um lugar bem calmo e a variedade de árvores faz com seja aconchegante e fresco. O jardim é exótico para quem não conhece a cultura japonesa e de fácil acesso”, diz.

Ao visitarem o espaço, as pessoas podem apreciar as maravilhas que o Japão possui, mesmo não estando no país, explica Adrielle. “É uma iniciativa muito interessante para conhecimento e troca de culturas. O jardim japonês é um lugar para relaxar e ter lazer com a família”, afirma.

Entre os principais elementos que dão vida ao Jardim está a água (lagoas e riachos), pedras (montanhas, rios, ilhas), carpas, caminhos, pontes, lanternas, colinas. Os jardins do tipo antigos eram muito utilizados por monges budistas, devido à calmaria e tranquilidade que proporcionavam para a meditação. Além disso, os jardins japoneses tradicionais são cercados por diversos elementos da natureza, que proporcionam maior contato com a natureza.

Os objetos possuem significados

Segundo o Portal Japão em Foco, nada em um jardim japonês está lá por acaso. Cada elemento cumpre sua função, seja como decoração ou por algum significado maior. Diferentes árvores, arbustos e flores são combinados como se fizessem parte de uma pintura. As flores são escolhidas com base em suas estações de florescência. Além disso, algumas plantas, como o lótus e o pinheiro, tem significado sagrado.

A água, por exemplo, está sempre presente e pode ser encontrada na forma de lagos, riachos e cascatas. Ela simboliza o ciclo da vida, do nascimento à morte. Na maioria das vezes, os lagos contam com a presença de carpas que representam sorte, prosperidade e resistência, por causa da facilidade dos peixes de nadar contra a correnteza.

Já a ponte, simboliza um rito de passagem, evolução e abandono de energias negativas. No lugar, normalmente, os visitantes podem relaxar, apreciar a beleza da paisagem, ver as carpas que nadam suavemente no lago e apreciar a suavidade da brisa. As pontes podem ser construídas de madeira, bambu, terra ou pedra. Também podem ser planas, em ziguezague, arrendondadas ou levemente arqueadas.

As pedras, onde as pessoas fazem a travessia do lago, representam o livre arbítrio e a água, purificação. Pedras grandes podem ser usadas para representar ilhas, montanhas e colinas, onde os visitantes podem subir e admirar a vista panorâmica de todo o jardim. Pedras menores e cascalho são usados para fazer caminhos que representam a evolução do ser humano ao longo da vida ou podem ser usadas para representar lagoas, riachos, cascatas e até mares.

O Jardim Japonês de Caldas Novas está localizado na Avenida Santo Amaro, s/n – Chácara Roma. A entrada custa R$ 5 por pessoa. O funcionamento é de domingo a domingo, das 8h15 às 17h45.

 

Veja Também