Confira a expectativa do plano de vacinação contra Covid-19 a partir de maio

Postado em: 21-04-2021 às 18h40
Expectativa é de vacinar mais de 17 milhões de pessoas com comorbidades | Foto: Lucas Andrade

Da redação

Com a vacinação de idosos em andamento, o próximo grupo prioritário será o de pessoas com comorbidades a partir de maio, segundo o Ministério da Saúde. Os mais velhos terão prioridade no início da campanha, que já ocorre em Manaus (AM) e outras cidades. 

Os primeiros a serem chamados serão os da faixa etária entre 55 e 59 anos, depois de 50 a 54 anos, seguindo a ordem decrescente. No total, a expectativa é de que sejam vacinados 17, 8 milhões de pessoas, incluindo imunossuprimidos, quem possui problemas cardíacos e de pulmão, hipertensão, obesidade, doença renal crônica, diabetes e síndrome de down, entre outras.

Porém pode variar de acordo com a localidade. O Ministério da Saúde disse que a recomendação é seguir o plano nacional, mas que estados e municípios “têm autonomia para seguir com as estratégias locais na campanha de imunização, conforme as demandas regionais”.

O Ministério ainda explicou que os grupos prioritários foram baseados em princípios similares estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a pasta, o objetivo principal da vacinação é reduzir os números de mortes e casos de Covid-19.

Ainda de acordo com o ministério, será preciso ter um cadastro no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (Sipni) ou em alguma unidade de saúde do SUS. Os não inscritos deverão apresentar, no momento da vacinação, um comprovante que demonstre pertencer ao grupo de risco (exames, receitas, relatório ou prescrição médica).

Por: Jailson Sena
Compartilhe: