14º Dia de Animação de Goiânia se encerra com lançamento de Otto Guerra
O lançamento da autobiografia do cineasta e animador Otto Guerra encerra o 14º Dia de Animação de Goiânia nesta segunda-feira (28/06). O evento, promovido pela Mmarte Produções, conta com o apoio da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O livro NEM DOEU é tema de um bate-papo online com o […]
O lançamento da autobiografia do cineasta e animador Otto Guerra encerra o 14º Dia de Animação de Goiânia nesta segunda-feira (28/06). O evento, promovido pela Mmarte Produções, conta com o apoio da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O livro NEM DOEU é tema de um bate-papo online com o autor, com os egressos da FAV e criadores da Mmarte, Márcio Júnior e Márcia Deretti, além do organizador do evento, Coelho Nunes. A transmissão pode ser acompanhada pelo canal do Youtube [LINK: https://www.youtube.com/c/mmarteproducoes] e pelo site da produtora [LINK: https://www.mmarteproducoes.com/].
A obra possui 132 páginas de, como chama Otto, uma autopornografia, com capa e ilustrações assinadas pelo designer gráfico gaúcho Marco Pilar. O cineasta é um dos mais proeminentes nomes da animação nacional, com mais de 500 produções no currículo, e lugar entre os cinco brasileiros citados pelo livro Animation Now!, da Taschen, uma das mais importantes publicações da área.
Otto assina ainda livros como Rocky & Hudson: os Caubóis Gays (1994), Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll (2006) e A Cidade dos Piratas (2018), além de comandar a Otto Desenhos Animados, um dos estúdios pioneiros no país. Desde o ano passado, ele compõe a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, fazendo parte do júri que elege longas e curtas-metragens de animação no Oscar.
O evento, que teve início na sexta-feira (25), tem apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia e apoio de empresas parceiras, como a Mandrake Comic Shop, a Hocus Pocus e o restaurante Dona Fiinha.
Ao longo dos quatro dias de exibições, os participantes podem conferir 52 produções audiovisuais regionais, nacionais e internacionais, assim como títulos infantis e filmes em animação da CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico.
Também estão disponíveis conversas sobre o ensino da animação na UFG, mediadas pelo Prof. Dr. Flávio Gomes, além de oficinas de Storyboard Profissional para Animação, com o diretor de animação, professor e desenhista Emerson Rodrigues, e de Animação Stop Motion – Experimentação e Loop, com a diretora, roteirista e animadora Giuliana Danza.