‘D.J. Oliveira: Referência Modernista’ é inaugurada

Obras de DJ, referência para o modernismo goiano, serão expostas até 9 de julho próximo em galeria de arte da Capital

Postado em: 15-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘D.J. Oliveira: Referência Modernista’ é inaugurada
Obras de DJ, referência para o modernismo goiano, serão expostas até 9 de julho próximo em galeria de arte da Capital

A exposição D.J. Oliveira: Referência Modernista será inaugurada, às 20h de hoje (15), na R³ Gabinete de Arte, na Capital goiana. A mostra, que reúne dez obras entre pinturas e gravuras, ficará em cartaz até o próximo dia 9 de julho.

O trabalho marca a entrada de D.J. Oliveira no elenco da galeria de arte e traz ao público (11 anos após sua morte e sem nenhuma exibição individual em galerias privadas) a oportunidade de se reencontrar com a produção deste artista, que é considerado uma das maiores referências para o modernismo goiano. 

Com curadoria de Divino Sobral, a exposição se dedica a colocar obras de natureza moderna, em contexto contemporâneo, deslocando o olhar sobre o passado e enfatizando a necessidade de se resgatar e de valorizar os protagonistas do modernismo goiano.

Continua após a publicidade

A produção de D.J. Oliveira configura-se em distintas categorias bidimensionais, pintura, gravura, afresco e azulejaria, mantendo o aspecto narrativo das composições e os códigos da figuração modernista, e traz obras que caracterizam o processo criador e alguns de seus eixos temáticos. Paisagem, São Francisco, músico criança, natureza morta, circo, crítica e política são assuntos tratados constantemente no decorrer de sua carreira. “As obras escolhidas revelam a entrega total de D.J. Oliveira ao ofício, seu aprofundamento na ação de configurar sobre a superfície os fragmentos de seu imaginário humanista, formado por referências provindas de sua memória, de seu apreço à história da arte e à literatura, de seu interesse pela complexidade do real e de sua fé na transcendência da arte e do espírito humano”, diz Divino Sobral. 

D.J. Oliveira nasceu em 1932, na cidade interiorana de Bragança Paulista (SP), e, aos 16 anos, de idade mudou-se para São Paulo, onde residiu por oito anos – período em que foi introduzido no campo artístico sob influências das linguagens de Portinari (1903-1962) e do Grupo Santa Helena. Em 1956, aos 24, transferiu-se para Goiânia, que foi seu principal palco durante cinco décadas, até seu falecimento em 2005.  

SERVIÇO

Exposição ‘D.J. Oliveira – Referência Modernista’

Abertura: Hoje (15 de junho) às 20h 

Visitação: De 16 de junho a 9 de julho – De terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados das 10h às 14h

Onde: R³ Gabinete de Arte (Rua R2, nº 78, Setor Oeste – Goiânia) 

Veja Também