Cidades goianas recebem turnê de ‘Infinito Vazio’

Reformulado e com protagonismo feminino, peça gratuita circula por cidades de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal

Postado em: 23-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cidades goianas recebem turnê de ‘Infinito Vazio’
Reformulado e com protagonismo feminino, peça gratuita circula por cidades de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal

Depois do sucesso obtido com o reconhecimento obtido com o Prêmio Sesc de Teatro 2013, o espetáculo poético-musical Infinito Vazio entrará em circulação, tendo início em duas cidades goianas, Formosa e Pirenópolis, passando por uma cidade mineira, Unaí (MG) e chegando ao término em duas cidades do Distrito Federal, Ceilândia e Samambaia. O projeto é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura(FAC-DF) e traz, agora, um  elenco formado apenas por mulheres. 
Formosa abrirá os trabalhos nesta sexta (23), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes, no Parque Lago em Formosa), em duas sessões, às 17h e às 20h. No sábado (24), haverá outras duas apresentações no Theatro de Pirenópolis (GO), às 18h e às 20h. Já no dia 29, será a vez de Unaí (MG), receber o espetáculo na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), com duas apresentações, às 17h e às 20h. No DF, a peça chega na quinta e sexta (1º e 2/12), em Samambaia (DF), às 20h, no Espaço Imaginário Cultural (QS 103 Conjunto 5, lote 5. A  apresentação de Ceilândia (DF) está em fase de ajustes.  A censura é 14 anos, e a entrada é franca.
“O espetáculo traz uma temática existencialista, que discute as relações que temos sobre a vida e tudo ao nosso redor. O universo feminino, com sua delicadeza, nos ensina a ser mais afetuosos”, explicam os diretores Valdeci Moreira e Ricardo César. A peça nasceu da vontade da Semente Cia. de Teatro de falar sobre o vazio e o cheio da vida, mas, para a vida estar cheia, outrora esteve vazia, e, hoje, quando a vida estaá plena, novamente, nos encarregamos de esvaziá-la.
Com textos incidentais de Caio Fernando Abreu, Sids Oliveira, Gero Camilo e Semente Cia. de Teatro e dirigido por Valdeci Moreira e Ricardo César, Infinito Vazio é encenado pelas atrizes Bruna Nayara, Jéssica Ximenes, Flávia Reis, Jullya Graciela, Jussy Nascimento, Fabiana Tenório, Letícia Amaral e Crys Lira, todas da Semente Cia. de Teatro.
 
A Companhia
Em 2007, a partir do sonho do professor de artes Valdeci Moreira de trabalhar com o teatro, nasceu a Semente Cia. de Teatro, com sede no Gama. Para promover cultura, a companhia desenvolve trabalhos com artistas da cidade a fim de contribuir para o desenvolvimento da arte local e promover o acesso da população a eventos culturais –  de música, teatro, poesia, dança e outros. 
A Cia. conta com jovens e adultos com formação e ocupação em diversas áreas. Geralmente, muitos nunca tiveram nenhum contato com o teatro antes de ingressar no grupo. Já teve seu trabalho reconhecido como o Prêmio Sesc de Teatro Candango, em 2013, com a peça Infinito Vazio, e, em 2015, com Miguilim Inacabado. As peças da companhia são dirigidas pelo ator e fundador do grupo, Valdeci Moreira, e pelo também ator Ricardo César. Muitas das peças são releituras de grandes clássicos da literatura. Há, também, espetáculos infantis, que são apresentados em shoppings, escolas e hospitais.

Veja Também