Um tanquinho para chamar de seu

Com resultados mais eficazes que nas mulheres, a lipoaspiração em homens torna-se alternativa cada vez mais comum para a retirada de gordura localizada

Postado em: 05-11-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Um  tanquinho para  chamar  de seu
Com resultados mais eficazes que nas mulheres, a lipoaspiração em homens torna-se alternativa cada vez mais comum para a retirada de gordura localizada

Em cinco anos, a presença masculina em consultórios de cirurgia plástica quadruplicou. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ( SBCP), os homens brasileiros estão mais vaidosos: de 2009 a 2014, a quantidade de procedimentos quadruplicou, no País, passando de 72 mil para 276 mil ao ano, uma média de 31,5 procedimentos por hora. A redução das mamas (ginecomastia), o implante capilar, a rinoplastia, a lipoaspiração e a cirurgia de pálpebra lideram o ranking de procedimentos mais realizados. 

Antes buscada apenas pelas mulheres, a lipoaspiração já é um procedimento adotado por aqueles que querem ficar livres das gorduras localizadas que incomodam grande parte da população, independente de sexo ou idade. Isso porque, mesmo sendo mais eficazes nos homens, em alguns casos a reeducação alimentar e os exercícios não são suficientes para eliminar os ‘pneuzinhos’ e alcançar o efeito ‘tanquinho’, por isso a última opção é recorrer à mesa de cirurgia.

O procedimento de lipoaspiração para homens e mulheres é o mesmo, sem diferenciação nenhuma. A retirada da gordura é feita através de cânulas finas, conectadas a equipamentos de alta precisão. A incisão tem menos de um centímetro e, por meio das cânulas, o cirurgião esculpe áreas com mais acúmulo de gordura.

Continua após a publicidade

De acordo com o cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Regional Goiás, Marcos Teixeira, a lipoescultura em homens apresenta resultados ainda melhores que nas mulheres por causa de diversos fatores. “O principal deles é que a gordura localizada ocupa principalmente as regiões lombares, os populares ‘pneuzinhos’, que têm excelente resultado quando aspiradas. Além disso, a pele abdominal masculina tem menos flacidez, comum nas mulheres devido à gestação, e não demanda grandes incisões para a sua retirada, proporcionando uma retração pós-lipo bem mais efetiva”, afirma. 

A gordura peitoral masculina também é aspirada com mais precisão porque não existe risco de lesar as glândulas mamárias, desenvolvidas como nas mulheres. “Outro ponto favorável aos homens é a musculatura vigorosa, que favorece o delineamento na silhueta. A pele deles é mais espessa e com mais pelos, fatores que deixam o aspecto ondulado da pele, conhecido como casca de laranja, minorado no pós-lipo”, explica.

Como é a lipo

A lipoaspiração é um método famoso, no Brasil, procurado por homens e mulheres para a eliminação de gorduras localizadas.  Não é uma cirurgia perigosa se o cirurgião escolhido for responsável e altamente capacitado. Muitos homens recorrem à lipoaspiração quando, apesar das dietas e dos exercícios físicos, a gordurinha insiste em ficar. Ela é procurada para os casos de gordura no abdômen, ‘pneuzinhos’, mamas e até para aquela papada embaixo do queixo, o famoso ‘queixo duplo’. 

A gordura é aspirada por cânulas finas, conectadas a um aparelho. O corte feito é de menos de 1cm, podendo ser introduzido em diversas partes do corpo com mais acúmulo de gordura. O volume de gordura aspirada é limitado, não podendo exceder três ou quatro quilos, pois o próprio processo da lipoaspiração não visa à perda de peso, mas a modelação e o contorno do corpo.

A gordura masculina, diferentemente da feminina, é mais difícil de ser esculpida, pois é mais homogênea. A lipo só é indicada quando o peso não está muito acima do ideal, mas os pneus e a barriga insistem. Uma lipo bem-sucedida depende da capacidade de adaptação da pele ao novo volume de gordura, pois a pele foi de certa forma ‘esvaziada’. Flacidez causada pela idade e instabilidade de peso podem comprometer o resultado, gerando uma ‘pelanca’ no lugar da gordura. O resultado será bem-sucedido e definitivo se o homem não engordar após a a cirurgia e a elasticidade da pele for boa.
 

Veja Também