Segunda-feira, 08 de julho de 2024

A cara de 2016

O ano passado foi cheio e inovador em todos os aspectos, inclusive na moda, lançando e redescobrindo tendências

Postado em: 07-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: A cara de 2016
O ano passado foi cheio e inovador em todos os aspectos, inclusive na moda, lançando e redescobrindo tendências

NATÁLIA MOURA 

Tanta  coisa aconteceu no ano que passou que mais parece um turbilhão de informações. Na moda não foi diferente, 2016 além de lançar novas tendências também trouxe de volta peças do passado. O visual vintage voltou a fazer sucesso ao se misturar ao estilo geek. Além desse mix, os patches voltaram com tudo junto com os chinelos slide e as bandanas, bem anos 90. No início do ano com a continuidade de algumas tendências de 2015, os kimonos fizeram sucesso na moda alternativa, junto às blusas tipo cigana e os brincos grandes que combinavam perfeitamente com as chokers – peça que ganhou diversas variações. Também vimos muitas franjas, decotes amarração, calças curtas, a volta das jardineiras, saias midi, teve até tênis de luzinha e muitas plataformas – muitas mesmo. 

Plataforma

Continua após a publicidade

A grande inovação da moda 2016 foram as plataformas, teve plataforma em tudo: em tênis, em oxfords, em sandálias (que antes eram rasteiras). O salto oficial da primavera/verão do ano com certeza foi esse. Assim como outras tendências a inspiração veio da década de 70 e conseguiu agradar os mais variados públicos. 

Tênis 

O tênis branco foi o curinga do ano, além dos modelos metalizados e dos com plataformas – citados no item acima – eles ganharam uma variação um tanto quanto exótica: os tênis de luzinhas. O que antes era coisa de criança também virou moda de adulto em 2016.

Blusa ciganinha

No primeiro semestre de 2016, elas estavam em todos os lugares. A tendência ‘gipsy’ veio para 2016 junto ao boho. Com um elástico que unia uma manga a outra e fazia um decote ombro a ombro, as blusas ciganinhas tiveram os mais variados modelos. Com manga curta ou longa, estampada ou lisa, com alcinha ou sem, e, claro, na versão cropped, a blusa foi um sucesso. 

Chinelo slide

Muito popular nos anos 90, os chinelos tipo slide viraram os queridinhos das fashionistas em 2016. O modelo foi muito explorado pelas marcas esportivas e acabou ganhando versões até de marcas mais casuais nas mais variadas cores, com escritos, estampas e até com pelúcia. 

Patches

Junto ao jeans – que também voltou com tudo em jaquetas, camisas, bolsas, jardineiras e até biquínis -, os patches vieram e conquistaram as mais fashionistas. Patches são um tipo de bordado que podem ser “grudados” as peças e dão um toque urban ao look. 

Brincos grandes

Também chamados de maxi brincos, eles foram um dos acessórios que mais chamaram a atenção em 2016. Com pedrarias, formatos diferentes e diversos materiais e cores, os brincos grandes foram tendência nas passarelas e nas ruas. 

Chokers

Não existe nada mais ano 90 do que chokers! A maioria das gargantilhas são na cor preta e fininhas, mas em 2016 elas ganharam muitas variações. Grossas, em veludo ou metalizadas as chokers são acessórios ousados que não deixam de dar um toque de sofisticação aos looks.  

Bandanas

Junto às chokers as bandanas vieram para enfeitar, nas bolsas, na cabeça ou no pescoço: o acessório era um diferencial estiloso na hora de se vestir. Aliada do estilo grunge – que também bombou em 2016 – as bandanas combinam perfeitamente com camisas de flanela e calças curtas. 

Franjas

As franjas saem e voltam a cena com o passar dos anos, em 2016 não foi diferente uma hora elas estavam lá em todas as bolsas, vestidos e até sapatos. Por trazerem movimento e leveza ao look elas são sempre usadas pelas mais românticas, e já estão na promessa de tendência 2017. 

Decote amarração

Também conhecidos como lace up, a tendência esteve em blusas, maiôs, croppeds, vestidos e até em saias e mangas. Também com pegada boho, as peças deixam o visual mais sexy e descontraído. 

Peças Metalizadas

Em alta no inverno e no verão, as peças metalizadas nos deram a sensação de que o futuro já é agora. Além de compor bem looks noturnos elas mostraram em 2016 que brilho e sol não têm rivalidade. E elas estavam em tudo, nos sapatos, nas bolsas, nas blusas, nas calças e vieram nas mais diversas cores: prateadas, douradas e coloridas. 

Calça curta

Pantalonas ou justas, as calças “pantacourt” invadiram a passarela e os guarda-roupas. O modelo pode ser usado de várias maneiras e em vários estilos de look. 

Saia Midi

Na minha opinião a peça mais linda do ano. As saias midi chegaram de mansinho encantando e acabaram dominando tudo. Adaptável a todas as situações, as saias ficam bem em looks elegantes e também em looks descontraídos. 

Jardineira

Com o retorno triunfal dos jeans e dos anos 90, elas voltaram e conquistaram o público masculino e feminino. Prática, versátil e desconstruída a peça assume vários formartos: calça, saia e short.

Kimono

Tendência herdada de 2015, e quase esquecida no segundo semestre de 2016, os kimonos são um traje típico japonês. Super versáteis, unidos a um chapéu fedora e um shortinho jeans eles montam um look de atitude, com muita leveza. 

 

Veja Também