Confira a programação de reabertura Cine Cultura; filmes estarão em cartaz a partir do dia 1º

Dois filmes goianos e um nacional estreiam no retorno do Centro Cultural Marietta Telles

Postado em: 29-01-2022 às 10h41
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Confira a programação de reabertura Cine Cultura; filmes estarão em cartaz a partir do dia 1º
Dois filmes goianos e um nacional estreiam no retorno do Centro Cultural Marietta Telles | Foto: reprodução

Programação à vista! O Cine Cultura, unidade da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), vai reabrir suas portas, após quase dois anos fechado por causa da pandemia provocada pelo Covid-19. E a lista dos filmes em cartaz está imperdível. A abertura da sala está marcada para o dia 1º de fevereiro e, conforme a tradição, brindada por produções regionais, como ‘Parque Oeste’ (2020), de Fabiana Assis, e ‘Vento Seco’ (2020), de Daniel Nolasco, além do filme nacional ‘Marighella’, de Wagner Moura (2021).

Lembrando que a reabertura do Cine Cultura segue todos os protocolos sanitários vigentes no momento. Sendo assim, a sala receberá, no máximo, 44 pessoas por sessão, ou seja, metade de sua ocupação total. O público deve utilizar máscaras no interior do Centro Cultural Marietta Telles e, dentro da sala de cinema, que contará com álcool gel na entrada.

Contemplado pelo Edital de Fomento ao Audiovisual do Fundo de Arte e Cultura (FAC 2017), o filme ‘Parque Oeste’ acumula boas críticas desde que começou a ser exibido em festivais, chegando a conquistar o prêmio de melhor filme da Mostra Olhos Livres, na 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O documentário de Fabiana Assis, traz a história de resistência de Eronilde Silva, mulher que em fevereiro de 2005, junto com outras 3 mil famílias, foi violentamente removida da área que ocupava no bairro Parque Oeste Industrial, em Goiânia.

Continua após a publicidade

A trama de ‘Vento Seco’, por sua vez, trata sobre temas como a sedução, a dor e o amor, em uma trama que traz ainda crime e mistério. Considerado por alguns como o melhor filme de Daniel Nolasco, a produção não foge ao gosto de Nolasco pelo desejo de libertação, ligada à cultura LGBTQIA+ com narrativa clássica. Filmado em Catalão, interior de Goiás, o terceiro longa do cineasta teve sua estreia mundial no célebre Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2020.

Em ‘Marighella’, filme biográfico, acompanhamos a história de Carlos Marighella, em 1969, um homem que não teve tempo para ter medo. De um lado, uma violenta ditadura militar. Do outro, uma esquerda intimidada. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolheu a ação. Marighella era político, escritor e guerrilheiro contra à ditadura militar brasileira.

Veja Também