Escritor Rafael Magalhães lança ‘Precisava Escrever 3’

Dois primeiros volumes somam mais de 50 mil exemplares vendidos de forma independente no País

Postado em: 20-10-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Carla Lacerda Especial para O HOJE

Fenômeno nas redes sociais, o escritor goiano Rafael Magalhães lança, nesta sexta-feira (20), o terceiro volume da obra Precisava Escrever. A sessão de autógrafos será aberta ao público, a partir das 17h, no Flamboyant Shopping. 

Com 288 páginas, o último livro da trilogia do Precisava Escrever contém mais de 50% de conteúdo inédito, além das crônicas de maior sucesso desde o lançamento do volume 2, ocorrido em dezembro de 2015. Vale lembrar que, na publicação impressa, o material é uma versão estendida dos textos que os leitores acompanham no perfil do Precisava Escrever no Instagram, atualmente com 1,6 milhão de seguidores – no Facebook, são 470 mil seguidores. 

Continua após a publicidade

A expectativa é de que mais de mil pessoas prestigiem o lançamento na tarde de hoje. O shopping, aliás, abriu espaço para uma exposição das melhores frases do Precisava Escrever. “É um trabalho que encerra um ciclo construído com muito carinho. Mas isto não significa que vou parar de escrever. Penso ainda em transformar em livro algumas crônicas que fizeram sucesso, como Vida de Solteiro, e ainda lançar uma obra sobre a Aninha, uma das protagonistas do Precisava Escrever”, revela Rafael. 

Atualmente, o escritor trabalha também na redação de um romance, cuja temática ainda é surpresa para os fãs. 

História

Para se ter ideia da força editorial de Rafael na rede mundial de computadores, basta analisar alguns números. Durante a pré-venda do Precisava Escrever 3, no fim de setembro, o escritor vendeu em uma semana nada menos do que mil exemplares. E os internautas poderão voltar a realizar compras on-line a partir de 23/10. “Já temos lançamentos agendados também em São Paulo (SP), Brasília (DF) e Cuiabá (MT)”, adianta. “Nosso objetivo é passar por todas as capitais”, completa Rafael que, com as duas primeiras obras, visitou 38 cidades brasileiras e vendeu 50 mil exemplares de forma independente, sem mediação de editoras.

Durante muito tempo, os ‘rascunhos’ de Rafael ficaram no anonimato. Até que, em 2013, durante o casamento do irmão, ele resolveu ler algo que havia escrito para os noivos. Aí não teve jeito: a ordem veio do padre. “Você tem o dom de escrever e precisa compartilhar isso com as pessoas”, disse o sacerdote. O jovem criou coragem e começou a publicar os textos no Instagram. 

“Melhor do que escrever para si é colocar no papel ideias que têm o poder de emocionar, de tocar as pessoas, de fazê-las sorrir”, destaca Rafael que, até cair nas graças do público, conciliava o ofício de escritor com a rotina de professor de Educação Física na rede municipal de Goiânia.  Hoje, além das crônicas e de milhares de fãs, inclusive famosos, Rafael tem também se destacado como compositor. É ele o autor da letra Vim Pra Ficar, da dupla Matheus e Kauan, e Precisava Escrever, de Jefferson Moraes.

“Nunca imaginei que chegaria até aqui. Sempre gostei de ler quando adolescente, mas pensar que eu ganharia a vida escrevendo, nossa, não dava para imaginar! Até hoje, estranho quando as pessoas me pedem autógrafo ou dizem ‘olhe o Rafa, ali’. Eu brinco que o Precisava Escrever me deu a chance de mostrar para o mundo quem eu sempre fui em casa ou com meus amigos. Aquele cara, sabe, que gostava de ser o orador na turma, escrevia no canto do quadro negro uma piada ou frase de humor ácido, ou mandava cartinhas para as namoradas. Acho que só arrumei um jeito de mostrar isto para todo mundo”. 

SERVIÇO

Lançamento de ‘Precisava Escrever 3’

Quando: sexta-feira (20) às 17h

Onde: Shopping Flamboyant (piso 3)  

Veja Também