Débora Vitória conquista espaço no universo sertanejo

Jovem goiana coloca suas letras, na própria voz, em canções que já estão no gosto popular

Postado em: 02-11-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Débora Vitória conquista espaço no universo sertanejo
Jovem goiana coloca suas letras, na própria voz, em canções que já estão no gosto popular

Bruna Policena*

A cantora e compositora Débora Vitória tem se destacado no meio musical sertanejo, desde o lançamento do videoclipe da nova música de trabalho, Lobo Mau, no último dia 24 de agosto. As mais de 500 mil visualizações superaram a expectativa da equipe da cantora. Equipe esta que é formada pelo empresário Fernando Shell, pelo produtor Anselmo Troncoso, pelo produtor musical Jenner Melo e pela  empresa de composição e produções artísticas Single Hits. Aos 22 anos de idade, começou sua carreira musical, e, hoje, com a forte influência das mulheres no sertanejo, o destaque de Débora é a vitrine que precisava para cantar seu próprio trabalho. 

“Quando eu comecei a cantar sertanejo, não existia nem a Paula Fernandes ainda nas rádios. Então eu não tinha muitas referências, a não ser Roberta Miranda, Fafá de Belém, que não é tão sertanejo, mas é semelhante. E as referências masculinas de sempre: Chitãozinho & Xororó, Leandro & Leonardo (que é a minha dupla preferia), Bruno & Marrone, Zezé de Camargo… Mas, hoje em dia, com a ascensão das mulheres, tudo está ficando mais fácil; cinco anos atrás, a gente não tinha o mesmo respeito”, conta a artista. 

Continua após a publicidade

O trabalho de composição também tem aberto muitas portas para a jovem cantora, que tem suas letras na voz de vários artistas do seguimento. Débora relata que, alguns anos atrás, quando ela e tantas outras vozes femininas chegavam às rodas de sertanejo, ninguém dava atenção a ela. “Eu dizia que era cantora, e ninguém botava fé, ninguém acreditava. Hoje, você diz que é cantora, as pessoas te aplaudem antes mesmo de te ouvir, justamente por esse respeito e credibilidade que as vozes femininas vêm trazendo para nós cantoras e para o público, o reconhecimento. Isso é incrível, é muita força para seguir em frente, porque é muito difícil, mas, vendo o sucesso todo dessas mulheres, fica tudo mais fácil”. 

Débora Vitória

Natural de Goiânia, nascida em abril de 1995, começou na carreira artística, aos 3 anos de idade, por influência do avô. Em 2013, Débora lançou o seu primeiro CD, intitulado Tô Bem sozinha, resultado de canções autorais. Passando pelo pop e por uma dupla sertaneja (Débora Vitória & Mateus), a cantora se encontrou e se realizou com o retorno da carreira solo. Em 2016, participou da segunda temporada do Concursos Novos Talentos da Música Sertaneja: foi escolhida entre mais de 350 inscritos e ficou em segundo lugar.

“Eu comecei a compor quando eu tinha uns 14, 15 anos. Eu já gostava de sertanejo há muito tempo; era o que eu ouvia. Mas eu também ouvia outras músicas, outros seguimentos, e comecei a compor música sertaneja, porque é algo que faz parte de mim, é natural da minha família, da minha vida. Então eu comecei a compor e gravei o meu primeiro CD; eu tinha 16 anos, com as minhas próprias músicas, com as minhas próprias composições. E, depois, eu gravei outro CD também com músicas de minha autoria. Fiz um clipe chamado Peão de Goiás que, na época, eu lancei no interior de Goiás; tocava muito nas cavalgadas, nos rodeios… Sempre as pessoas me mandavam áudios contando que estavam em um rodeio, e a sua música estava tocando”, conta Débora sobre o início de sua carreira. 

“Depois, eu comecei a compor para um projeto que eu ainda não havia iniciado, mas eu já imaginava e sonhava com isso. Comecei a compor no estúdio da LKS, com várias pessoas de nome na música. Tinha uma música gravada nas vozes de Luíza & Maurílio, outra música nas vozes de Julia & Rafaela; agora, para Jorge Henrique & Rodrigo, e de outros artistas ainda não tão conhecidos. Mas a composição é uma porta aberta: quando você compõe, você já tem um cartão visita para apresentar para empresários, artistas. E é um ponto a mais na sua carreira, você mesmo canta a sua verdade e mostra seu trabalho para o público, para as pessoas. Você canta você mesmo. Isso é o melhor da composição”. 

Sucesso

A qualidade de seu trabalho e sua beleza têm se destacado no meio musical. Seu último lançamento, a música Lobo Mau, tem caído no gosto popular, e tem muitos acessos.  A letra brinca com a história da personagem da Chapeuzinho Vermelho que, cansada de esperar um ‘Don Juan’ que lhe agrade, agora quer um lobo-mau que esteja mais empenhado em conquistá-la e agradá-la. Na história tradicional, chapeuzinho é enganada pelo lobo. A grande questão da música de Débora são justamente os trocadilhos, que deixam claro que a mulher tem autonomia e poder sobre si para lidar com o perigo, com uma situação que não a torne vulnerável. 

As novidades em torno da carreira de Débora Vitória não param. Ainda neste ano a cantora irá gravar o seu primeiro DVD, em formato pocket, com oito faixas. A data de gravação ainda não foi confirmada, mas o seu lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2018. Dona de um vozeirão e com poucos meses de carreira solo, Débora Vitória já conta com fãs clubes nas redes sociais. E, para cuidar da voz, do timbre, da entonação e afinação, conta com as aulas de canto com o professor Adhemar Rocha.

Single Hits

A Single Hits Produções Artísticas – composta por seis sócios-compositores (Everton Matos, Diego Ferrari, Paulo Pires, Ray Antônio, Sando Neto e Guilherme Ferraz) – teve o seu primeiro sucesso gravado pelo cantor Gusttavo Lima, no álbum 50/50, a música Homem de Família. A música Lobo Mau – composição de Débora Vitória, Single Hits e João Neto & Frederico – já está com mais de 550 mil visualizações no Youtube, 1.377 compartilhamentos, estando em 576 playlists. E está disponível em todas as plataformas digitais.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov 

Veja Também