Cores além do verde e amarelo

Natal proporciona iluminação especial e cantatas pelo País

Postado em: 21-12-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cores além do verde e amarelo
Natal proporciona iluminação especial e cantatas pelo País

GUSTAVO MOTTA*

Continua após a publicidade

O Natal surgiu como uma data comemorativa que compõe o calendário cristão, mas a proximidade com o fim de ano e as energias positivas de esperança e solidariedade para o futuro transformaram o 25 de dezembro em um dia mundial para celebrar a amizade, a família, as raízes, e contemplar a beleza dos lugares – coloridos com luzes que marcam a celebração.

As antigas comemorações costumavam durar até 12 dias, pois a tradição conta que esse teria sido o tempo levado pelos três reis magos para a chegada até a cidade de Belém, onde entregaram três presentes (ouro, incenso e mirra) ao menino Jesus. Até os dias de hoje, muitas famílias costumam montar as árvores de Natal, no começo do mês, para desmontar a decoração até 12 dias após a data.

Tradição

O objeto de decoração começou a ser montado tradicionalmente em 1530, na Alemanha, com o reformador protestante Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, o religioso teria se impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos pela neve. As estrelas da noite foram reproduzidas como as diversas luzes e objetos brilhantes que acompanham a montagem.

A tradição chegou à América com imigrantes alemães, que trouxeram também o costume dos presépios. A estrutura representa o cenário do nascimento de Jesus, cercado pelos pais, os reis magos, pastores e animais. Na Europa, esse costume se iniciou no século 13 com São Francisco de Assis. Outro santo que inspirou as tradições da data foi São Nicolau, um bispo que viveu na Turquia durante o século 3.

O bispo turco costumava ajudar as pessoas pobres com presentes, que deixava próximo às chaminés das casas. Até o fim do século 19, o personagem era representado com uma roupa marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma versão do Papai Noel, como um velhinho com cinto preto e roupas branca e vermelha. Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola exibia a versão de Nast para o personagem, o que contribuiu para popularizar a imagem do bom velhinho como conhecemos hoje.

Turismo

A data é tradicionalmente comemorada no seio do núcleo familiar, mas muitas famílias têm optado por viagens durante a data. Dados do Instituto do Turismo apontam que 53,8% dos operadores turísticos acreditam que a época festiva será melhor ao setor, neste ano, em comparação a 2016. Já a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) espera um crescimento em 4,3% nas vendas do comércio.

Pensando nos leitores que pretendem viajar durante o feriado, mas que ainda não se decidiram, o Essência preparou dez cidades como opções de destino no Natal. Se você ama viagens e tem paixão pelo espírito natalino, arrume as malas e vá se maravilhar com a beleza dos incríveis lugares que separamos para você!

Blumenau-SC

A cidade catarinense famosa pela arquitetura e costumes alemães vive um Natal mágico com muita antecedência – desde 11 de novembro o município já recebe desfiles tradicionais. Blumenau conta com uma das mais lindas casas do Papai Noel, já construídas no País, e o Espaço da Neve decorado com bonecos, luzes e flocos que imitam a neve.

O tradicional Mercado de Natal (Weihnachtsmartk) está repleto de peças do artesanato local, que garantem belas lembranças de uma data tão especial, em um lugar tão mágico e bonito. A Vila de Natal fica no centro turístico da cidade, e permite passeios cercados de muitas cores e iluminação ao estilo alemão.

Itu-SP

A famosa ‘Cidade dos Exageros’ fica a cerca de 100km da capital, e faz jus à fama, com a montagem de uma árvore repleta de luzes, com aproximadamente 80m de altura – equivale a um edifício de 28 andares  e chama atenção dos moradores e visitantes. Além disso, veículos com enfeites luminosos e a mensagem “Boas Festas” estão circulando por toda a cidade desde o começo do mês de dezembro.

Outro destaque da região, nessa época, é a Caravana de Natal que, por onde passa, alegra famílias inteiras com frota iluminada, decoração e cenários natalinos. Renas, o Papai Noel, ursos polares e carruagens compõem o cenário mágico, que promete tornar único o Natal de quem passa pela cidade. A fama de terra dos excessos é retomada como o show pirotécnico que a cidade realiza, celebrando o Natal e a virada de ano.

Curitiba-PR

A capital paranaense é considerada uma das mais bonitas do País em qualquer época do ano, e, durante o Natal, o encanto da charmosa cidade é dobrado. Uma das atrações principais é o show no Palácio Avenida, com grande iluminação, que garante um belo espetáculo visual.

Quem visitar Curitiba vai se encantar com a Feira de Natal Weihnachtsmarkt, rica em artesanato, calendários e enfeites ricos em material e cores para a celebração. A tradicional Casa do Papai Noel fica em São José dos Pinhais (Região Metropolitana) e recebeu 100 mil visitantes em 2016. A decoração acompanha uma feira de artesanatos e espaço para food trucks.

Florianópolis-SC

A decoração natalina já acompanha a cidade desde novembro. Apresentações de bandas, corais, além de atividades de lazer nas diversas praças da capital catarinense, marcam a programação especial natalina. A cidade costuma ficar bem enfeitada, durante a época, em shoppings, ruas, e na famosa ponte que liga a parte continental de Florianópolis à ilha que compõe parte da cidade.

As festas proporcionam um lindo show de luzes e uma programação especial, com cantatas, desfiles com o Papai Noel, e apresentações culturais até sábado (23). A programação do Natal da Magia 2017 é uma realização da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Florianópolis(CDL) com mais de 50 atividades natalinas ao longo de 32 dias.

*Integrante do programa de 

estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

Natal proporciona iluminação e comemorações pelo País 

Gramado-RS

Quem deseja curtir a época de Natal em um clima mais tranquilo pode ir à cidade gaúcha de Gramado, onde ocorre o Natal Luz, um dos maiores eventos natalinos do País. As festas têm direito a desfile do Papai Noel com sua carruagem, renas e muita neve. A programação começou em outubro e vai até o próximo dia 14 de janeiro.

As comemorações em Gramado compõem uma das festas mais visitadas na América Latina, quando a cidade fica ainda mais badalada e frequentada por turistas. Destaque para a Parada de Natal, que percorre o Centro da cidade com brincadeiras, canções natalinas e muita interação com o público. Quem for a Gramado pode esperar um natal mágico e cheio de lembranças!

A expectativa para o Natal no interior paulista é de música, cores e luzes. Durante essa época do ano, as praças são decoradas e iluminadas para entrar no clima natalino. Dentre as apresentações, destaque para a Parada de Natal, que envolve o público com luzes e coreografias. Duendes, bailarinas, soldadinhos de chumbo, e, claro, o Papai Noel, completam a experiência durante o desfile.

Os enfeites no portal da cidade são destaques na decoração. O visitante pode passar pela Vila de Natal, onde fica a Casa do Papai Noel, aberta ao público até 8 de janeiro. Música e gastronomia completam o clima do passeio na cidade supercharmosa que fica a apenas três horas de viagem (de carro) da capital paulista.

Natal-RN

A data natalina marca também o nascimento da cidade, que comemora 418 anos. Por conta disso, a decoração costuma ser bem elaborada, com diversos locais enfeitados. Destaque para árvore gigante, que chega a mais de 100m de altura, enfeitada com luzes. A programação começou em novembro e vai até janeiro.

As atrações incluem shows musicais de artistas locais e nacionais, apresentações de dança, teatro e de audiovisual – além de concertos da Banda Sinfônica da Cidade de Natal. O projeto Nossa Orla e a programação do Dia Nacional do Samba compõem os destaques dos eventos que celebram o aniversário da capital potiguar.

Petrópolis-RJ

As celebridades de Natal na cidade foram abertas com a benção do padre Fábio de Melo, no começo do mês. Neste ano, Petrópolis recebeu uma decoração com mais de 2 milhões de lâmpadas, que iluminam árvores, prédios públicos, monumentos e pontos turísticos. A programação local ainda recebe uma série de shows, atrações com corais infantis e eventos gastronômicos que vão até 6 de janeiro. 

A expectativa é de que mais de 300 mil pessoas devem participar de toda a programação. Boa parte da magia natalina ocorre no Centro Histórico. A Casa do Papai Noel fica na Praça da Liberdade. Outro destaque é o Palácio de Cristal, local que recebe barraquinhas de doces e guloseimas – além de comidas típicas e feira de artesanatos.

Maragogi-AL

A cidade com 30 mil habitantes fica a 140km da capital, Maceió, e concentra belezas naturais que vão encantar o turista que desejar um Natal mais tranquilo e conectado com a natureza. Ao invés do Natal europeu, a localidade agrega as Galés de Maragogi, o maior conjunto de piscinas naturais de Alagoas, a 6km da costa.

Vários hotéis de luxo e resorts contam com pacotes especiais para o Natal. Alguns estabelecimentos oferecem uma ceia especial na véspera natalina, com pratos típicos da comemoração, além de comidas tradicionais da gastronomia da região. Uma visita do Papai Noel e atividades temáticas também complementam o Natal na localidade paradisíaca que, com sua paisagem tropical, é uma alternativa para quem deseja um Natal diferente da tradicional festa, com traços exclusivamente europeus.

Fortaleza-CE

A noite da véspera é marcada por encontros em bares e restaurantes da capital cearense. Além disso, a Praça Portugal conta com uma iluminação e decoração especiais, com a tradicional árvore natalina e apresentações de música e teatro. A programação é uma iniciativa da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, e vai até o dia 23.

As atividades e espetáculos natalinos também ocorrem no Cineteatro São Luís. Luzes e elementos natalinos também compõem o cenário em avenidas, no Centro de Eventos, no Palácio da Abolição e no Paço Municipal.

*Integrante do programa de 

estágio do jornal O HOJE sob orientação da editora Flávia Popov

 

Veja Também