Um passeio pela imensidão do universo

A astronomia trata do estudo e entendimento de corpos externos à atmosfera terrestre, como planetas, nebulosas, galáxias e cometas.

Postado em: 03-01-2023 às 14h05
Por: Lanna Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: <strong>Um passeio pela imensidão do universo</strong>
A astronomia trata do estudo e entendimento de corpos externos à atmosfera terrestre, como planetas, nebulosas, galáxias e cometas. | foto: Reprodução

Olhar para um céu estrelado e admirar aqueles pontinhos de luz distantes é impactante, pode causar reflexões profundas e principalmente, incita uma curiosidade pertinente sobre a imensidão do universo do qual fazemos parte. Quem nunca se perguntou como as pessoas conseguem identificar cada estrela, planetas e afins lá em cima? A astronomia é fascinante e se você também é um dos apaixonados pela ciência natural mais antiga já estudada pelo homem, talvez um planetário seja o lugar certo para você fazer uma visita e entender sobre o universo.

Desde os primórdios da humanidade, a astronomia mostrou-se de extrema importância para as sociedades que se desenvolviam.  Ao longo da evolução da história, essa ciência firmou-se por tratar do estudo e entendimento de corpos externos à atmosfera terrestre, como planetas, nebulosas, galáxias e cometas. E para nós, curiosos de plantão sobre o recorte do nosso lugar no universo, os planetários são fontes de respostas. Essa é uma ideia tão simples que ele existe em todo o mundo, desde as mais antigas civilizações.

Um planetário nada mais é do que um aparelho de projeção desenhado para recriar a aparência de planetas e estrelas (céu artificial). Com ele você pode descobrir como funcionam os movimentos do sol, as estações do ano, as fases da lua, a formação das constelações e conhecer mais sobre os planetas do sistema solar. Isso é possível porque, por meio do estudo da astronomia, aliado à tecnologia, os astrônomos conseguem identificar e reproduzir imagens do céu em qualquer época.

Continua após a publicidade

Para criar uma experiência mais realista, geralmente esses locais possuem uma abóbada ou cúpula, onde são projetadas as imagens. Já nos observatórios, por outro lado, a cúpula se abre e os estudiosos podem observar o céu e sua movimentação ao vivo. Visitar um planetário é muito interessante também para crianças, que têm a chance de fugir um pouco do ensino tradicional e adicionar o lúdico das constelações ao seu conhecimento. Viajar pelo universo sem sair da Terra é uma dádiva. Agora conheça um pouco dos planetários pelo Brasil. 

Planetário do Ibirapuera

Existem diversos planetários em São Paulo, e o que tem mais destaque entre eles é o prédio localizado no Parque do Ibirapuera, na região centro-sul da capital paulista. O Planetário do Ibirapuera foi o primeiro aberto ao público a ser inaugurado no Brasil, em 1957. É possível observar no teto da entrada principal as constelações das Três Marias, de Órion e do Cruzeiro do Sul. Assim que finalizada essa etapa, dá para conferir a exposição dos objetos que contam um pouco da história do lugar e da astronomia brasileira. Horário de funcionamento: de quinta a sábado, das 15h às 19h, e aos domingos, das 5h às 23h. 

Planetário do Carmo

O Planetário do Carmo está localizado no bairro de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. O local é considerado o mais moderno da América do Sul, contando com alta tecnologia. Atualmente, ele é capaz de projetar 9.100 estrelas, os planetas do Sistema Solar, da Via-Láctea, galáxias, nebulosas e outros objetos astronômicos. Um passeio em que toda a família aprende, se diverte e se impressiona com a tal ‘ciência das estrelas’. O hall do planetário também conta com uma exposição de fósseis, rochas, minerais, telescópios e imagens com temas astronômicos. Horário de funcionamento: diariamente, das 8h às 17h. 

Planetário Espaço Ciência 

Localizado em Pernambuco, na histórica cidade de Olinda, o Espaço Ciência possui planetário, auditório, anfiteatro e seis laboratórios didáticos de ciências e informática. A atração tem um projetor com olho de peixe, que faz projeções 180 graus de imagens que simulam o céu noturno. Estão lá uma réplica do Veículo Lançador de Foguetes lançado em Alcântara (MA) e um avião Xavante doado pelo Exército. Outra atração é o Giroscópio, instrumento que era usado pela Nasa para testar a resistência dos astronautas. Horário de funcionamento: segundas, terças, quintas e sextas, das 8 às 17h, quartas, das 7h30 às 17h, sábados e domingos, das 13h às 17h.

Planetário de Londrina

O Projeto Planetário de Londrina é uma extensão da Universidade Estadual de Londrina, que deu origem ao Museu de Ciência e Tecnologia, Centro de Ciências e Planetário. Seu objetivo principal é divulgar, de maneira lúdica, o conhecimento da astronomia e auxiliar na melhoria da qualidade do ensino nas escolas da região. São realizadas também oficinas de astronomia, brincadeiras e atividades lúdicas sobre temas relacionados à área. Os filmes e documentários exibidos exploram temas que fascinam pessoas de todas as idades, como a evolução estelar, buracos negros e o Big Bang. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Espaço do Conhecimento UFMG 

Localizado na capital de Minas Gerais, este é o único planetário do Estado a utilizar uma das mais avançadas tecnologias de projeção do mundo. Uma experiência única! O sistema digital Spacegate Duo e o projetor Skymaster ZKP4, produzidos na Alemanha, fazem com que o céu pareça real, tamanha a definição das imagens, o que o público pode ver em 360 graus. Todo o espaço planetário se transforma em um cinema imersivo, com sensação de profundidade e envolvimento. Esse projetor também permite a reprodução do céu como se fosse de qualquer lugar do planeta, em qualquer época (passado, presente ou futuro). O espaço ainda possui o Terraço Astronômico, onde um teto retrátil permite que os visitantes utilizem os telescópios para observar o céu. Horário de funcionamento: sábados, das 10h às 21h; nos outros dias, das 10h às 17h. 

Veja Também