‘Bah tchê’: tradições gaúchas chegam a Goiânia

FenaSul reúne, na Capital, moda, artesanato e a gastronomia do Sul do País de 31 de maio a 10 de junho

Postado em: 31-05-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Bah tchê’: tradições  gaúchas chegam a Goiânia
FenaSul reúne, na Capital, moda, artesanato e a gastronomia do Sul do País de 31 de maio a 10 de junho

SABRINA MOURA*

Festivais de cucas, os tradicionais chocolates de Gramado, queijos e vinhos são algumas das atrações que a Fenasul traz para a Capital, de quinta-feira (31) a 10 de junho próximo, no Master Hall. “O projeto surgiu em Belo Horizonte com a MinasTchê. Devido a seu sucesso, levamos para o interior do Estado e, consequentemente, fora de Minas Gerais, ela passou a ser itinerante, em cidades como Goiânia (Fenasul), em São Paulo (Expo Gaúcha), sempre levando a cultura gaúcha”, comenta o coordenador e diretor do evento, Sérgio Silva. “A feira leva a cultura gaúcha para outras cidades, dando a oportunidade de as pessoas conhecerem melhor a cultura do Sul”, completa. 

Culinária

Continua após a publicidade

Um dos grandes destaques da gastronomia do Sul é o churrasco de chão. Além de uma refeição, o tradicional churrasco gaúcho à moda fogo de chão, é sinônimo de confraternização. Segundo a história, essa tradição surgiu nas fazendas, onde os patrões matavam o gado para consumo próprio, pegando para si as consideradas carnes nobres – picanha, maminha, alcatra, file mignon – e entregavam aos peões as costelas, carnes consideradas não nobres e difíceis de assar ou usar no dia a dia. Os peões, enquanto cuidavam do gado, faziam um buraco no chão, cravavam as costelas em lanças de pau, e deixavam assando por horas e horas apenas temperada com sal grosso, tornando-se um dos costumes mais conhecidos da região.

As cucas chegaram ao Brasil por meio dos europeus. Elas são uma espécie de bolo-pão tradicional da Alemanha que, na região Sul do país, passou a fazer parte do cardápio cotidiano desde a imigração alemã, sendo mais um dos destaques da Fenasul. “A feira sempre procura trazer novidades, seja com novos produtos ou atrações culturais para cada edição”, diz Sérgio.

Outra atração que integra a programação cultural da feira é a cozinha campeira. Inspirada no acampamento farroupilha, serão ministradas aulas de culinária com delícias típica do Sul. Todos os dias, uma receita tradicional diferente será ensinada aos visitantes com direito a prato principal e sobremesa. Entre as delícias, é possível encontrar o Carreteiro de Charque, a Paella Gauchesca, o Arroz de China Pobre, além de sagu, ambrosia – dentre outros.

Exposição

Além de aprender a fazer o tradicional chimarrão, os visitantes podem conferir a exposição fotográfica Mulheres Gaúchas. O mais novo trabalho autoral e artístico da fotógrafa Simone Brogni mostra, através das fotos, a simplicidade e a beleza da mulher gaúcha. Nas fotos, estão estampadas as danças das prendas com seus vestidos coloridos, o manuseio com os animais, o preparo da comida campeira como nos tempos antigos, a presença da mulher nas cavalgadas, nos concursos regionais, nas provas de tiro de laço e nas músicas gauchescas.

O organizador da feira espera repetir, neste ano, o sucesso das edições anteriores. “É sempre muito bom retornar a Goiânia. A cidade é muito receptiva com a feira. Isso contribui, ano a ano, para o nosso sucesso, fazendo com que chegássemos à 12ª edição, trazendo sempre novidades, e, claro, os tradicionais produtos gaúchos”.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov

SERVIÇO

12ª Fenasul

Quando: de 31 de maio a 10 de junho

Onde: Master Hall (Rua 23, nº 40, Bairro Santo Antonio – Goiânia)

Horário: dia 31 (das 18h às 23h); de segunda a sexta-feira (das 16h às 23h); aos sábados e domingos (das 12h às 23h)

Entrada: R$ 8 

Informações: www.fenasul.com.br 

Veja Também