Mostra Manga de Vento começa nesta quinta-feira na capital

Programa desta edição, que vai até 28 de julho, é dedicado à dança contemporânea espanhola

Postado em: 05-07-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mostra Manga de Vento começa nesta quinta-feira na capital
Programa desta edição, que vai até 28 de julho, é dedicado à dança contemporânea espanhola

SABRINA MOURA*


Continua após a publicidade

Começam nesta quinta-feira (5) e vão até sábado (7) as performances e oficinas na Manga de Vento – Mostra Expandida de Dança. Neste mês de julho, as atividades são dedicadas à dança contemporânea espanhola. Na programação, também ocorrerá, no próximo dia 28 de julho, uma homenagem à renomada bailarina e coreógrafa madrilena Carmen Werner, que performa De Parte de Ella. A Mostra Expandida de Dança foi iniciada em maio deste ano e seguirá até outubro.

Segundo o curador Kleber Damaso, a primeira edição da mostra foi iniciada em  2014, e, desde quando ele integrou o elenco. Ele diz que se sentia apreensivo em pensar ações que interferissem de uma maneira mais ampla no contexto, desde ações formativas, de experiências educacionais através da experiência estética que tem uma importância muito grande na modificação do olhar. “O desejo de realizar a mostra resulta muito dessa vontade de dinamizar o contexto da dança. Por isso, também, temos esse olhar para as experimentações que fragmentam a linguagem e, de alguma forma, amplia o nosso entendimento de dança”.

As atividades da mostra são distribuídas, durante o ano, o que favorece a comunicação do projeto e a organização do público em relação à programação que, neste mês de julho, são voltadas para a dança contemporânea espanhola.  “Quando o público pega um calendário de ações que vão ao longo do ano, isso possibilita que ele tenha inclusive uma relação mais apropriada quanto às suas escolhas, como o que ver, por que ver e o por que esse artista interessa”, comenta Kleber.

De acordo com o tema, quatro artistas espanhóis ocupam o palco do Centro Cultural UFG com performances e oficinas. A dupla Álvaro Esteban e Laura Aris se apresenta com o duo Cualquier Mañana e os solos Open Wound e Antípodas; Daniel Abreu se apresenta com o espetáculo Perro, e, no fim do mês, está prevista a homenagem à bailarina e coreógrafa madrilena Carmen Werner, que também se apresenta com o espetáculo De Parte de Ella. Laura Aris e Álvaro Esteban também ministram o workshop Energía y Trabajo em Pareja, dedicado a bailarinos, coreógrafos, estudantes e pesquisadores do movimento. O programa de formação da Manga de Vento também prevê o workshop Desde Aquí, com o bailarino e coreógrafo Daniel Abreu.

Nessa edição, Kleber aposta na história como uma forma de imprimir seriedade na maneira que a gente olha uma obra de arte, ou mesmo como olhamos para o trabalho do artista, resultando nas minimostras do festival que ocorrem desde maio. “Essa pequena mostra espanhola consolida a parceria da mostra com o próprio governo espanhol, através do Ministério da Cultura e do Instituto Nacional de las Artes Cênicas de la Música, que marcaram presença durante as três edições da mostra”, conta Kleber. “Além desse intercâmbio que levou a essa escolha de ter a dança contemporânea espanhola como tema, há exatos 15 anos eu vi a Carmen Werner dançar pela primeira vez. Na ocasião, pensei no quão importante eria apresentar a dança de Carmen no nosso contexto.”, completa.

Carmen Werner é uma das artistas mais renomadas da dança na Espanha e na Europa. Presente nas edições anteriores da Manga de Vento, neste ano ela será homenageada pelo conjunto de sua obra. Especialmente para a ocasião, ela traz a Goiânia o solo De Parte de Ella, um trabalho reflexivo sobre o sentido da vida, dentre outras questões. “Queremos prestar uma homenagem sobre a trajetória dela na mostra; ela se fez presente nas três edições, é uma figura muito impactante e uma grande mestra da dança”, elogia Damaso. “A dança tem essa coisa meio que o corpo se modifica ao longo do tempo, e Carmen tem reinventado, se apropriando da história do próprio corpo. É muito impactante ver ela dançando”, completa. 

Nascida em Madri, a espanhola dirige a Fundación para la Danza Contemporánea Carmen Werner e fundou a Provisional Danza, em 1987. De lá para cá, sua companhia já encenou mais de 60 coreografias, trabalhos montados para teatro de pequenos e grande porte, para a rua, além de vídeo-dança, cinema de curta-metragem. Sua trajetória artística tem sido reconhecida por meio de diversas premiações, com destaque para Prêmio Nacional de Danza (2007), Prêmio Internacional de Danza Onassis (2001) e Prêmio de Cultura en La Sección de Danza de la Comunidad de Madrid (2000).

O evento possui a curadoria de Kleber Damaso e apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiânia.

*Integrante do programa de estágio do jornal O HOJE sob orientação 

da editora Flávia Popov


SERVIÇO

Manga de Vento – Mostra Expandida de Dança

Quando: 5, 6, 7 e 28 de julho

Onde: Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1.533, Setor Leste Universitário – Goiânia)

Entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) 


PROGRAMAÇÃO 

Quinta-feira (5) – 15h

Workshop: ‘Energía y Trabajo em Pareja’ 

Álvaro Esteban e Laura Aris (Espanha)

Sexta-feira (6) – 20h

Open Wound + Antípodas + Cualquier Mañana  Álvaro Esteban e Laura Aris (Espanha)

Sábado (7) – 10h

Workshop: ‘Desde Aquí’ 

Daniel Abreu (Espanha)

20h

‘Perro’ – Daniel Abreu (Espanha)

Sábado (28) – 20h

‘De Parte de Ella’ – Carmen Werner (Espanha) 

Veja Também